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Sucesso do cliente para pequenos negócios: adaptando a estratégia

Torne seu negócio mais estratégico aprendendo ações focadas no sucesso do cliente!

 

Sabia que existe uma área específica para cuidar dos clientes em todo o processo de compra?

Do inglês “Customer Success - (CS)”, o sucesso do cliente é uma área muito conhecida em empresas, principalmente as que possuem um sistema SaaS (“Software como Serviço”).

 

O principal objetivo dessa área, ou cargo, no caso de empresas pequenas, é garantir a satisfação do cliente em toda a jornada de compra, do início até depois da venda.

Com essa estratégia, é possível fidelizar clientes e aumentar a clientela.

 

Por isso, na matéria de hoje, vamos mostrar quais técnicas dessa estratégia podem ser aplicadas a pequenos negócios.

Confira uma prévia dos assuntos que abordaremos ao longo da matéria:

  • • O que é o cargo de “sucesso do cliente”?

  • • Benefícios de implementar no seu negócio

  • • Atitudes e processos para conquistar a clientela

  • • Como aplicar em pequenos comércios

  • • Assaí Atacadista: um show de prêmios e preços baixos para todos os clientes

 

Reserve alguns minutos para ler e venha aprender com o Blog Assaí.

 

banner com a capa da Revista Assaí Bons Negócios - Assaí Atacadista - sucesso do cliente

 

O que é o cargo de “sucesso do cliente”?

Como explicamos na introdução, o sucesso do cliente é um conjunto de estratégias de atendimento que focam a conexão e integração entre empresas e consumidores.

Diferentemente do cargo de “suporte”, nessa área, o profissional fica responsável pelo cliente do começo até o pós-venda.

 

Sendo assim, o cargo pode ter diferentes funções, como: 

  • • Apresentar os produtos

  • • Reconquistar clientes perdidos

  • • Identificar novas oportunidades de venda

  • • Vender a proposta de valor e as vantagens do produto/serviço

  • • Ajudar o cliente a entender como funciona o sistema/produto/serviço

  • • Acompanhar as métricas para entender se o cliente está engajado e satisfeito

 

Você também pode se interessar por este assunto: 4 táticas para acalmar e deixar clientes insatisfeitos realizados.

 

Mas, afinal, por que implementar o sucesso do cliente no seu negócio?

Continue lendo para descobrir a resposta!

 

Benefícios de implementar no seu negócio

jovem negro atendendo uma moça branca em um café - sucesso do cliente - Assaí Atacadista

Se bem estruturada e alinhada ao propósito do negócio, essa estratégia pode ter um impacto positivo nas vendas e na retenção de clientes!

 

Com uma abordagem focada nos clientes, você ganha as seguintes vantagens:

  • • Atendimento personalizado, fazendo com que o cliente se sinta valorizado de fato

  • • Melhora a experiência do cliente e, consequentemente, sua percepção do negócio

  • • Pode reduzir o custo de aquisição de clientes por meio do sistema de indicação

  • • Facilita a coleta de opiniões e sugestões de melhorias

  • • O negócio ganha uma vantagem competitiva em relação a outros lugares

 

Esses são apenas alguns dos vários benefícios do sucesso do cliente para pequenos negócios.

Agora, contaremos o que pode ser feito, confira a seguir!

 

Atitudes e processos para conquistar a clientela

jovem asiática atendendo jovem em uma cadeira de rodas PCD - sucesso do cliente - Assaí Atacadista

Quando entra em uma loja, seja física ou virtual, o consumidor tem uma necessidade.

A função do atendente ou especialista em CS tem que ser ajudar a pessoa a ver como os produtos e serviços da empresa podem atender ao que ela deseja.

 

Para isso, independentemente do cenário, a pessoa responsável precisa agir com proatividade.

Ou seja, aprender a ler o cliente para oferecer sugestões e soluções antes que ele peça.

 

Em um restaurante, por exemplo, se os clientes estão em dúvida sobre o que pedir, você pode perguntar as preferências deles e recomendar um prato ou bebida.

Isso fará com que eles tenham uma percepção positiva do atendimento e do negócio, além de atender à sua necessidade, que, nesse contexto, é a fome.

 

Para personalizar o atendimento, ofereça amostras e testes para o cliente entender se é isso o que ele realmente deseja.

Em uma loja física, você pode incentivar a pessoa a experimentar, já no online, tente disponibilizar o máximo de informações e recursos para facilitar o entendimento da pessoa.

 

Ainda nesse assunto, indicamos a leitura da matéria: Dia do Cliente: 3 segredos para o bom atendimento. Salve para ler depois!

 

Como aplicar em pequenos comércios

mulheres brancas jovens empreendedoras - sucesso do cliente - Assaí Atacadista

As ações que comentamos no tópico anterior podem ser aplicadas no seu negócio!

 

O segredo é conhecer o cliente e, para isso, é necessário perguntar e ouvir com empatia.

A comunicação tem um papel fundamental nesse processo, então sua equipe precisa estar bem capacitada.

Sendo assim, comece investindo em cursos e treinamentos para os funcionários.

Depois, defina processos de atendimento, desde a recepção até o pós-venda e a revenda.

Ter um sistema de CRM também ajuda a segmentar e organizar informações sobre os clientes, como suas compras, preferências e até mesmo comportamentos.

 

E, para acompanhar os resultados, as principais métricas são:

 

NPS (Net Promoter Score) - permite ver o quanto os clientes estão satisfeitos e se continuam comprando com a empresa.

CSAT (Customer Satisfaction Score, ou “Satisfação do Cliente”) - verifica o nível de satisfação do cliente com uma experiência específica na empresa.

FRT (First Response Time, ou “Tempo de Primeira Resposta”) - mede o tempo que a empresa leva para responder ao primeiro contato do cliente.

Customer Advocacy Score, ou “Pontuação de Defesa do Cliente” - mede o quanto os clientes recomendam a empresa, além do NPS, incluindo feedback mais detalhado.

 

Teste no seu negócio e vá adaptando as ações conforme sua realidade.

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe para outros empreendedores aprenderem também.

 

Por falar em aprender, você também pode gostar da matéria: Google Meu Negócio traz o cliente até você.

 

Assaí Atacadista: um show de prêmios e preço baixo para todos os clientes

Tem alguma dúvida sobre os produtos, serviços ou sobre a promoção de 50 Anos do Assaí?

Então entre em contato com a equipe de atendimento por meio do WhatsApp ou do telefone 0800 773 2322.

 

Para conhecer outras formas de contato, acesse: assai.com.br/contato.

 

E, por falar em promoção, esses são os maravilhosos prêmios que você pode concorrer e ganhar participando: 

  • • R$ 100 instantâneo na hora do pagamento no caixa

  • • Viagem no Navio Assaí para você e mais um acompanhante**

  • • R$ 5 milhões de reais livres de impostos*

 

Cadastre-se no site, nos totens da loja ou pelo WhatsApp 11 5694-4554 para não perder!

Promoção válida de 01.08.2024 a 30.11.2024, com inscrições até 04.12.2024. *Prêmio entregue em Certificado de Ouro. **Viagem marítima de 13 a 16.02.2025, no navio Cruzeiro MSC Seaview. Consulte condições de participação, regulamentos e Certificados de Autorização no site www.aniversarioassai.com.br. Imagens meramente ilustrativas.

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