Sucesso do cliente para pequenos negócios: adaptando a estratégia
13/09/2024 - 07h
Torne seu negócio mais estratégico aprendendo ações focadas no sucesso do cliente!
Sabia que existe uma área específica para cuidar dos clientes em todo o processo de compra?
Do inglês “Customer Success - (CS)”, o sucesso do cliente é uma área muito conhecida em empresas, principalmente as que possuem um sistema SaaS (“Software como Serviço”).
O principal objetivo dessa área, ou cargo, no caso de empresas pequenas, é garantir a satisfação do cliente em toda a jornada de compra, do início até depois da venda.
Com essa estratégia, é possível fidelizar clientes e aumentar a clientela.
Por isso, na matéria de hoje, vamos mostrar quais técnicas dessa estratégia podem ser aplicadas a pequenos negócios.
Confira uma prévia dos assuntos que abordaremos ao longo da matéria:
• O que é o cargo de “sucesso do cliente”?
• Benefícios de implementar no seu negócio
• Atitudes e processos para conquistar a clientela
• Como aplicar em pequenos comércios
• Assaí Atacadista: um show de prêmios e preços baixos para todos os clientes
Reserve alguns minutos para ler e venha aprender com o Blog Assaí.
O que é o cargo de “sucesso do cliente”?
Como explicamos na introdução, o sucesso do cliente é um conjunto de estratégias de atendimento que focam a conexão e integração entre empresas e consumidores.
Diferentemente do cargo de “suporte”, nessa área, o profissional fica responsável pelo cliente do começo até o pós-venda.
Sendo assim, o cargo pode ter diferentes funções, como:
• Apresentar os produtos
• Reconquistar clientes perdidos
• Identificar novas oportunidades de venda
• Vender a proposta de valor e as vantagens do produto/serviço
• Ajudar o cliente a entender como funciona o sistema/produto/serviço
• Acompanhar as métricas para entender se o cliente está engajado e satisfeito
Você também pode se interessar por este assunto: 4 táticas para acalmar e deixar clientes insatisfeitos realizados.
Mas, afinal, por que implementar o sucesso do cliente no seu negócio?
Continue lendo para descobrir a resposta!
Benefícios de implementar no seu negócio
Se bem estruturada e alinhada ao propósito do negócio, essa estratégia pode ter um impacto positivo nas vendas e na retenção de clientes!
Com uma abordagem focada nos clientes, você ganha as seguintes vantagens:
• Atendimento personalizado, fazendo com que o cliente se sinta valorizado de fato
• Melhora a experiência do cliente e, consequentemente, sua percepção do negócio
• Pode reduzir o custo de aquisição de clientes por meio do sistema de indicação
• Facilita a coleta de opiniões e sugestões de melhorias
• O negócio ganha uma vantagem competitiva em relação a outros lugares
Esses são apenas alguns dos vários benefícios do sucesso do cliente para pequenos negócios.
Agora, contaremos o que pode ser feito, confira a seguir!
Atitudes e processos para conquistar a clientela
Quando entra em uma loja, seja física ou virtual, o consumidor tem uma necessidade.
A função do atendente ou especialista em CS tem que ser ajudar a pessoa a ver como os produtos e serviços da empresa podem atender ao que ela deseja.
Para isso, independentemente do cenário, a pessoa responsável precisa agir com proatividade.
Ou seja, aprender a ler o cliente para oferecer sugestões e soluções antes que ele peça.
Em um restaurante, por exemplo, se os clientes estão em dúvida sobre o que pedir, você pode perguntar as preferências deles e recomendar um prato ou bebida.
Isso fará com que eles tenham uma percepção positiva do atendimento e do negócio, além de atender à sua necessidade, que, nesse contexto, é a fome.
Para personalizar o atendimento, ofereça amostras e testes para o cliente entender se é isso o que ele realmente deseja.
Em uma loja física, você pode incentivar a pessoa a experimentar, já no online, tente disponibilizar o máximo de informações e recursos para facilitar o entendimento da pessoa.
Ainda nesse assunto, indicamos a leitura da matéria: Dia do Cliente: 3 segredos para o bom atendimento. Salve para ler depois!
Como aplicar em pequenos comércios
As ações que comentamos no tópico anterior podem ser aplicadas no seu negócio!
O segredo é conhecer o cliente e, para isso, é necessário perguntar e ouvir com empatia.
A comunicação tem um papel fundamental nesse processo, então sua equipe precisa estar bem capacitada.
Sendo assim, comece investindo em cursos e treinamentos para os funcionários.
Depois, defina processos de atendimento, desde a recepção até o pós-venda e a revenda.
Ter um sistema de CRM também ajuda a segmentar e organizar informações sobre os clientes, como suas compras, preferências e até mesmo comportamentos.
E, para acompanhar os resultados, as principais métricas são:
NPS (Net Promoter Score) - permite ver o quanto os clientes estão satisfeitos e se continuam comprando com a empresa.
CSAT (Customer Satisfaction Score, ou “Satisfação do Cliente”) - verifica o nível de satisfação do cliente com uma experiência específica na empresa.
FRT (First Response Time, ou “Tempo de Primeira Resposta”) - mede o tempo que a empresa leva para responder ao primeiro contato do cliente.
Customer Advocacy Score, ou “Pontuação de Defesa do Cliente” - mede o quanto os clientes recomendam a empresa, além do NPS, incluindo feedback mais detalhado.
Teste no seu negócio e vá adaptando as ações conforme sua realidade.
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe para outros empreendedores aprenderem também.
Por falar em aprender, você também pode gostar da matéria: Google Meu Negócio traz o cliente até você.
Assaí Atacadista: um show de prêmios e preço baixo para todos os clientes
Tem alguma dúvida sobre os produtos, serviços ou sobre a promoção de 50 Anos do Assaí?
Então entre em contato com a equipe de atendimento por meio do WhatsApp ou do telefone 0800 773 2322.
Para conhecer outras formas de contato, acesse: assai.com.br/contato.
E, por falar em promoção, esses são os maravilhosos prêmios que você pode concorrer e ganhar participando:
• R$ 100 instantâneo na hora do pagamento no caixa
• Viagem no Navio Assaí para você e mais um acompanhante**
• R$ 5 milhões de reais livres de impostos*
Cadastre-se no site, nos totens da loja ou pelo WhatsApp 11 5694-4554 para não perder!
Promoção válida de 01.08.2024 a 30.11.2024, com inscrições até 04.12.2024. *Prêmio entregue em Certificado de Ouro. **Viagem marítima de 13 a 16.02.2025, no navio Cruzeiro MSC Seaview. Consulte condições de participação, regulamentos e Certificados de Autorização no site www.aniversarioassai.com.br. Imagens meramente ilustrativas.