Erros mais comuns entre gestores em tempos de crise
28/07/2015 - 15h
A forma que chefes e gestores lidam com seus funcionários durante um momento de crise influencia negativamente não apenas o clima da empresa, mas também seus resultados.
Nessas fases de dificuldade, erros de comunicação e de orientação podem gerar aumento de rotatividade, queda na qualidade do que é produzido e ainda problemas na imagem da empresa como um todo.
Acompanhe os 5 erros mais comuns cometidos por gestores em cenários de insegurança:
- Não contar a verdade aos funcionários. Pressupor que quem trabalha na sua equipe não conseguirá lidar com a verdade pode trazer muitos problemas. Reúna seu time e fale sobre a situação da empresa – por mais que seja um momento de retração. Isso diminui as incertezas e passa a sensação de que o líder está no comando. Use o histórico da empresa para apresentar um cenário otimista: conte de outras crises, da superação de outros desafios e dos planos para o futuro.
- Colocar a culpa em chefes superiores. Ao informar más notícias, é comum que alguns gestores transfiram a responsabilidade para superiores, passando a ideia de que aquela decisão não é deles. Foque na apresentação das mudanças, explique os motivos e informe o cenário atual.
- Achar que as pessoas têm sorte de estar naquele emprego. Independente de como o cenário econômico esteja, funcionários capacitados e talentosos têm opções no mercado – logo, não é bom perde-los. Não trate como verdade absoluta a crença de que quando a economia está ruim, as pessoas devem se sentir felizes apenas por terem um emprego.
- Fazer reuniões demais. Você sabia que uma pesquisa constatou que 27% dos trabalhadores acham que as reuniões são a maior fonte de perda de tempo? Não é preciso extingui-las, mas faça reuniões apenas quando for necessário.
- Transformar o trabalho em uma missão impossível. Com cortes, é comum que o gestor acabe fazendo com que seus funcionários acumulem o trabalho de mais pessoas. Determine que tarefas são críticas e indique-as como foco. Para tarefas secundárias, busque profissionais temporários ou reorganize o calendário para adiá-las.