Compartilhe

Erros mais comuns entre gestores em tempos de crise

A forma que chefes e gestores lidam com seus funcionários durante um momento de crise influencia negativamente não apenas o clima da empresa, mas também seus resultados.

Nessas fases de dificuldade, erros de comunicação e de orientação podem gerar aumento de rotatividade, queda na qualidade do que é produzido e ainda problemas na imagem da empresa como um todo.

Acompanhe os 5 erros mais comuns cometidos por gestores em cenários de insegurança:

  1. Não contar a verdade aos funcionários. Pressupor que quem trabalha na sua equipe não conseguirá lidar com a verdade pode trazer muitos problemas. Reúna seu time e fale sobre a situação da empresa – por mais que seja um momento de retração. Isso diminui as incertezas e passa a sensação de que o líder está no comando. Use o histórico da empresa para apresentar um cenário otimista: conte de outras crises, da superação de outros desafios e dos planos para o futuro.
  2. Colocar a culpa em chefes superiores. Ao informar más notícias, é comum que alguns gestores transfiram a responsabilidade para superiores, passando a ideia de que aquela decisão não é deles. Foque na apresentação das mudanças, explique os motivos e informe o cenário atual.
  3. Achar que as pessoas têm sorte de estar naquele emprego. Independente de como o cenário econômico esteja, funcionários capacitados e talentosos têm opções no mercado – logo, não é bom perde-los. Não trate como verdade absoluta a crença de que quando a economia está ruim, as pessoas devem se sentir felizes apenas por terem um emprego.
  4. Fazer reuniões demais. Você sabia que uma pesquisa constatou que 27% dos trabalhadores acham que as reuniões são a maior fonte de perda de tempo? Não é preciso extingui-las, mas faça reuniões apenas quando for necessário.
  5. Transformar o trabalho em uma missão impossível. Com cortes, é comum que o gestor acabe fazendo com que seus funcionários acumulem o trabalho de mais pessoas. Determine que tarefas são críticas e indique-as como foco. Para tarefas secundárias, busque profissionais temporários ou reorganize o calendário para adiá-las.

Você também pode
gostar de:

mulher e homem brancos apoiados em uma bancada olhando para o celular felizes - Dia do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

Economia real: dicas para o consumidor vigoroso

Saiba como fugir das armadilhas do Dia do Consumidor e aproveitar para economizar de verdade

jovem negra em um escritório segurando uma prancheta com gráficos e informações - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

5 técnicas de marketing para faturar na Semana do Consumidor

Chegou a hora! Atualize as estratégias de marketing do seu negócio e ganhe mais dinheiro na Semana do Consumidor!

homem branco da terceira idade sentado na cozinha sorrindo enquanto olha para um notebook - Assaí Atacadista - rotina pós-Carnaval - Imagem: Shutterstock

Rotina pós-Carnaval: 3 dicas para colocar a vida nos eixos

Facilite a recuperação pós-Carnaval com estas dicas práticas e certeiras que o Blog Assaí preparou para você!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!