homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial
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Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

 

Dezembro começou abrindo oficialmente o período natalino.

Então, caso seu comércio ainda não tenha iniciado as ações de fim de ano, esse é o momento ideal!

 

O Natal é uma das datas comemorativas mais lucrativas, portanto, é preciso ter estratégias inteligentes para se destacar no mercado e não ser trocado pela concorrência.

Uma das formas de fazer isso é resgatar o clima mágico do Natal por meio do marketing sensorial.

 

Na matéria de hoje, ensinaremos o essencial para levar o encantamento natalino à sua clientela com práticas que influenciam os 5 sentidos.

 

Confira os tópicos que serão abordados na lista abaixo:

  • • A influência do marketing sensorial nas vendas

  • • Ações que impactam o olfato

  • • Como enriquecer a visão

  • • Trabalhando com a audição

  • • Os efeitos do tato e do paladar

  • • A Magia da Economia: simplifique sua vida com o Assaí

 

Saiba mais lendo até o fim!

 

banner com a capa da Revista Assaí Bons Negócios - Assaí Atacadista - marketing sensorial

 

A influência do marketing sensorial nas vendas

Já reparou como todas as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, têm um ou mais atributos que nos chamam a atenção?

 

Imagine um shopping, por exemplo.

Com tantas opções, você será atraído pela que mais chama atenção.

Uma vitrine com cores e formatos chamativos, uma música agradável e até um aroma específico podem servir como uma “isca” para atrair o público.

 

O mesmo acontece com um site: todos os elementos são pensados intencionalmente para oferecer a melhor experiência de compra para os visitantes.

 

Dessa forma, o marketing sensorial usa de 1 (ou até mesmo dos 5 sentidos) para criar uma conexão com as pessoas.

Com esse estímulo, elas sentirão o desejo de estar naquele ambiente e consumir ou adquirir um produto.

 

É importante ressaltar que o marketing sensorial vai criar um ambiente oportuno para estimular as vendas, mas precisa estar ancorado a outras estratégias, a fim de ter um resultado expressivo no faturamento.

 

Leia também: Contratações temporárias no final de ano.

 

A seguir, falaremos sobre cada sentido e as possíveis estratégias de marketing para o Natal.

 

Ações que impactam o olfato

difusor de aromas acompanhado de velas e decorações natalinas em cores neutras - marketing sensorial - Assaí Atacadista

Você sabia que lembramos cerca de 35% dos aromas que já sentimos?

Um dos motivos pelos quais a memória olfativa é poderosa é que ela está vinculada às emoções e à memória.

Isso significa que você pode ter uma lembrança só de sentir um cheiro.

 

Quem nunca sentiu o cheiro de pão fresquinho e se lembrou do café da manhã?

Ou alguma receita conectada à sua infância ou a algum outro momento da sua vida?

Tudo isso impacta as pessoas e pode ser um fator decisivo na hora das compras.

 

Sabendo disso, seu negócio pode começar a investir no marketing sensorial tendo um aroma próprio para o Natal.

 

Doce, frutado, amadeirado ou neutro, vai depender do seu tipo de produto e cliente.

Esses fatores são essenciais para que o cheiro do seu estabelecimento desperte uma sensação positiva na clientela e crie uma atmosfera confortável.

 

Negócios alimentícios, como padarias, podem usar o próprio cheiro dos produtos, como pães, bolos, panetones e outras receitas natalinas, para criar um cheiro atrativo.

 

Como enriquecer a visão

manequins em uma vitrine com estrelas de Natal e uma bola de enfeite no lugar da cabeça com olhos - marketing sensorial - Assaí Atacadista

Um dos sentidos mais explorados pelos comércios é a visão.

Diversas cores, formatos e símbolos são explorados nas vitrines de lojas, sites e redes sociais, tentando cativar o olhar do público.

 

No Natal, essa parte do marketing sensorial também precisa de atenção!

O clima mágico e encantador começa com uma decoração coerente com seu tipo de negócio e, claro, tipo de cliente.

 

Se o seu negócio vende artigos esportivos, por exemplo, você pode usar personagens como o Papai Noel na vitrine e colocar camisetas de time nele ou simular que ele esteja jogando algum esporte - ou algo semelhante - e aproveitar essa ideia até mesmo no layout de posts nas redes sociais.

 

Vale a pena sair do óbvio e testar decorações e até mesmo frases chamativas para fazer seu negócio brilhar. 

E, por falar em brilho, usar piscas-piscas ou outros objetos de decoração também pode contribuir para o clima mágico de Natal.

 

Trabalhando com a audição

 maleta com toca-disco e caixas de presentes natalinas em volta - marketing sensorial - Assaí Atacadista

Como está a playlist de músicas do seu comércio?

Está no momento de atualizá-la com os principais hits natalinos brasileiros e internacionais.

 

Dependendo do tipo de negócio, opte por versões instrumentais, ou o ritmo “lo-fi”, para criar um ambiente mais relaxante e aconchegante.

Escolhendo os sons certos, o público pode associar seu negócio a sentimentos positivos, impactando sua decisão de compra ou até mesmo sua permanência no local.

 

Lembre que o volume não pode estar muito alto, para não incomodar a clientela.

A seleção dos sons também precisa ser filtrada para se adequar ao público e à época.

 

Tendo um sistema de som na sua loja, também é possível anunciar promoções, entre outros assuntos relevantes para os consumidores.

 

Os efeitos do tato e do paladar

mãos femininas decorando um biscoito natalino com um saco de confeiteiro - marketing sensorial - Assaí Atacadista

Por fim, temos o tato e o paladar.

Apesar de serem mais desafiadores, eles ainda podem ser trabalhados estrategicamente.

 

O costume de “olhar com a mão” do brasileiro é uma vantagem a ser utilizada.

Afinal, a embalagem e a textura dos produtos também influenciam, já que é por meio do toque que a pessoa vai julgar o nível de qualidade de frutas, verduras, roupas e outros itens.

 

Uma excelente técnica para despertar a curiosidade e desejo da clientela por um item é descrever a sensação da textura.

Por exemplo, um produto leve pode passar a sensação de “estar com uma pena” ou “vestir uma nuvem”. Nesse momento, vale estimular a imaginação e abraçar o aspecto lúdico do Natal.

 

Em negócios alimentícios, como restaurantes, cafeterias, etc., a mobília também deve ser considerada!

Afinal, tendo assentos macios, os consumidores poderão passar mais tempo no estabelecimento, aproveitando o conforto.

 

Já o paladar pode ser trabalhado com a oferta de amostras grátis, brindes comestíveis e até degustações de alimentos ou bebidas.

Um biscoito de Natal com o formato dos produtos do seu negócio pode ser um bom ponto de partida.

Priorize sabores especiais e personalizados para fortalecer a sensação de que sua loja oferece uma experiência única e incomparável. 

 

Agora que você já sabe como usar todos os sentidos, estude seu negócio, seu público e a concorrência para criar experiências multissensoriais inesquecíveis para a clientela! 

 

A Magia da Economia: simplifique sua vida com o Assaí

Você tem a sensação de que abastecer sua casa ou seu negócio sem gastar muito só seria possível com mágica? Então o Assaí Atacadista tem uma boa notícia:

A Magia da Economia chegou a todas as lojas do Assaí!

Com tantas ofertas incríveis, será mais fácil aproveitar o Natal e ainda economizar.

 

Visite uma das lojas do Assaí hoje mesmo para comprar seus itens preferidos de Natal e Ano-Novo.

Facilite suas compras com a variedade de formas de pagamento:

  • • Cartões de crédito e débito

  • • Cartões de vale-alimentação (refeição não está disponível)

  • • Além de Pix e carteiras digitais

 

Saiba mais sobre as novidades de fim de ano do Assaí seguindo as redes sociais oficiais:

Instagram | Facebook | TikTok | YouTube

 

Até a próxima matéria!

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