Compartilhe

Comida sobre rodas

Os food trucks, vistos como uma tendência nos Estados Unidos nos últimos anos, desembarcaram no Brasil pela cidade de São Paulo e já estão se espalhando por todo o país. Montá-los, entretanto – como qualquer outro negócio –, exige cuidados, que começam com pesquisa de mercado e planejamento.

Mas, antes de qualquer coisa, o que são, afinal, os food trucks?

A definição de César Nogueira, fundador da Food Truck Negócios, uma consultoria especializada no segmento, é clara: “É qualquer tipo de comércio de alimentos montado sobre uma plataforma de tração mecânica”. Até esse ponto parece simples, mas é só a demarcação de um negócio que sobre este eixo mecânico tem se mostrado cada vez mais dinâmico e criativo.

Legislação

Para começar a pensar em abrir semelhante negócio, é imprescindível conhecer a legislação que o rege. Como a norma é municipal, cada cidade deve ter a sua, mas até agora apenas o município de São Paulo conta com a regulamentação. Em outras cidades, como Curitiba e Belo Horizonte, ela está em aprovação.

Conceito e cardápio

Para a montagem do cardápio, conforme orienta a consultora do Sebrae, as opções devem ser restritas. “O cardápio deve ser enxuto, não dá para fazê-lo muito grande. A ideia é ter um alimento base e trabalhar com variações: um sanduíche com diferentes molhos ou um pastel com diversos recheios, por exemplo”, explica Sônia.

César Nogueira reforça a importância da definição do cardápio: “Essa é uma das mais importantes decisões que você vai tomar. O conceito de seu food truck e seu cardápio podem ser os dois maiores anzóis para pescar clientes fiéis”. Ele destaca também a importância de um cardápio restrito: “Menos pratos no menu significa menos ingredientes para comprar, menos receitas para preparar e menos oportunidades para que algo dê errado. Quando o menu é centrado em torno de alguns itens-chave, você pode concentrar seu tempo e sua energia em fazer esses pratos exclusivos de forma rápida, barata e eficiente”.

O truck

“A definição do conceito e do cardápio é essencial para saber qual será a logística do negócio e quais equipamentos ele exigirá. A grosso modo, pode-se falar em um investimento total entre R$ 45 mil e R$ 300 mil para ter seu food truck finalizado, incluindo o valor do veículo sobre o qual ele será montado”, afirma Nogueira.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!