Compartilhe

Comece o planejamento da sua empresa para 2017

O ano de 2016 foi conturbado política e economicamente. Foi um período marcado por mudanças governamentais, que afetaram diretamente a vida dos brasileiros, sobretudo para aqueles que possuem uma empresa. Mas o ano de 2017 está chegando com um novo cenário, e um planejamento minucioso e direcionado é fundamental para garantir que as expectativas do seu negócio não passarão de meras apostas.

Divida seu planejamento anual em quatro frentes: planejamento estratégico de marketing, planejamento de despesas, planejamento de volumes e custos e planejamento de vendas. Entenda melhor cada um deles:

Planejamento estratégico de marketing
Ter um planejamento é essencial para conseguir tirar suas estratégias do papel, além de ser uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. A forma mais simples de definir um plano de marketing é como uma ferramenta estratégica gerencial que é utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do mercado de forma que você consiga estabelecer metas e objetivos. Em outras palavras, é uma forma de você se antecipar ao mercado, analisando a maneira como ele se comporta e pensando estratégias que se encaixem nesse formato.

Planejamento de despesas
Para ter um controle de budget eficiente, é necessário ter atenção redobrada nas despesas. Ao realizar o planejamento financeiro, o ideal é levar em consideração as necessidades específicas de cada unidade de negócio e centros de custo, ajustando o orçamento empresarial. O planejamento de RH é de suma importância, visto que a folha de pagamento é a responsável por grande parte das despesas da empresa. Planejar as contratações e demissões do próximo período, assim como férias, dissídio coletivo, 13º salário, bonificações e outros encargos, é primordial para um controle de finanças assertivo. O orçamento colaborativo ou descentralizado faz com que a equipe se envolva na gestão orçamentária da empresa, determinando o quanto será destinado a cada centro de custo, fazendo com que gestores e colaboradores se empenhem em cumprir o que foi definido na projeção orçamentária.

Planejamento de volumes e custos
Para indústrias e empresas que trabalham com linhas de produção, é necessário planejar volumes e custos, para analisar o custo da matéria-prima, o custo médio de cada produto, custo de produção versus venda, estoque, entre outros fatores que impactam na gestão financeira de tais instituições.

Planejamento de vendas
Importante para analisar a margem bruta de cada produto, avaliar cada item que está para a venda e sua permanência ou retirada dos pontos de venda, criar uma estrutura de metas por região, unidades e vendedores, alinhando com as expectativas da diretoria. Assim, o planejamento de investimentos também fica de acordo com as estratégias da corporação.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!