Chega de desperdício
09/10/2015 - 14h
O Brasil é um dos dez países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogada fora depois da colheita – o que daria para matar a fome de muita gente, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Karyna Muniz é consultora do Sebrae-SP e elencou cinco ações importantes para reduzir perdas de alimentos em restaurantes, lanchonetes e vários outros estabelecimentos comerciais. Confira!
- Compra: Escolha bem o seu fornecedor de insumos e siga as orientações dele para a boa manutenção dos alimentos, como temperaturas adequadas.
- Recebimento: Tenha funcionários capacitados nessa função e agende as entregas no horário em que eles estejam no estabelecimento para conferência do padrão de qualidade das mercadorias.
- Armazenamento: Organize seu estoque de acordo com os prazos de validade. Os que vencem primeiro devem ficar na frente. Nos casos de alimentos guardados em câmaras frias, cheque diariamente se a temperatura está adequada para evitar que os alimentos se deteriorem.