Bons motivos para oferecer Wi-Fi gratuito no seu estabelecimento
24/07/2015 - 17h
Segundo dados do Ibope Media, o Brasil é hoje o 5º país mais conectado do mundo, com 105 milhões de pessoas utilizando a internet. Desse montante, 43 milhões de pessoas acessam a web por meio do celular, indica um estudo realizado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Datafolha. Não há mais como negar: grande parte dos brasileiros vive conectada e esse número tende a crescer rapidamente com a queda nos preços de tablets e smartphones.
Neste contexto, disponibilizar internet gratuita em estabelecimentos pode se tornar um importante diferencial para atrair e reter os clientes. Como a internet 3G tem baixa velocidade de navegação, a tecnologia Wi-Fi é uma alternativa interessante para quem precisa realizar tarefas on-line fora de casa. É cada vez mais comum clientes que optam por um determinado lugar pelo simples fato de ele oferecer Wi-Fi gratuito e acabam se tornando visitantes assíduos pelo “pacote de benefícios” que encontram por lá.
Para tornar essa tecnologia um diferencial, esteja atento a alguns aspectos importantes. Do lado de fora do estabelecimento, sinalize de maneira clara e objetiva essa novidade, destacando a gratuidade do serviço. Mas não se esqueça de avisar quem já é cliente da casa: reforce a mensagem no ponto de venda, com propagandas e até mesmo avisos simpáticos na conta do cliente ou no cartão de visitas da loja.
Ao oferecer o Wi-Fi, a senha deve ser fornecida aos usuários sem grandes complicações. Algumas opções eficientes é disponibilizá-la no cardápio, em placas ou treinar a equipe para que repassem a informação aos clientes. Se o movimento for grande, é possível facilitar o acesso descartando o uso de senhas.
Já que seus clientes terão fácil acesso à internet, aproveite a oportunidade e incentive-os a fazerem o check-in nas redes sociais, divulgando o seu estabelecimento. Essa é uma ótima forma de se manter atual e fazer merchandising do seu espaço. Além disso, todo o tempo de espera por pratos e bebidas é amenizado quando o cliente encontra uma distração.