Conteúdo principal

LOUCOS POR CHOCOLATE

O mercado de chocolates no Brasil está bastante favorável. Isso se deve ao amor dos brasileiros pelo chocolate! Para se ter uma ideia, de acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo médio por aqui é de cerca de 3,6 kg per capita ao ano. 

Ainda segundo a associação, o consumo vem aumentando gradativamente, o que significa que há oportunidades abertas não apenas na época da Páscoa, mas ao longo de todo o ano.

Quem busca alternativas mais econômicas para consumir o produto se depara com o crescimento do mercado dos artesanais, uma boa opção para empreendedores que querem lucrar com delícias achocolatadas ainda em 2024.

A criatividade é a chave para explorar novos sabores e, assim, transformar delícias feitas com chocolate em receitas bem brasileiras

44 anos trabalhando com chocolate

Na Dona Flor Doceria e Cafeteria, que fica em Santos (SP), o chocolate está em boa parte dos doces e sobremesas, que representam 35% do total de produtos vendidos. 

É por isso que Roberta Imakawa, sócia-gestora, garante que o ingrediente é uma boa oportunidade para quem quer lucrar em qualquer estação: “O brasileiro é chocólatra por natureza, doces com chocolate vendem bem o ano todo porque o chocolate possibilita trabalhar com preparações no inverno e no verão, além de sobremesas mais leves e produtos sem açúcar ou leite”.

Nas datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, ela conta que tortas, bolos, brigadeiros e cupcakes são produtos que fazem muito sucesso entre os clientes da Dona Flor. “A confeitaria possibilita uma variedade imensa de criações, as mais procuradas são as tortas feitas à base de mousse de chocolate ou trufa, bolos e rocamboles, além dos queridinhos brigadeiros”, revela.

Em 44 anos de fundação e atualmente com duas unidades na cidade, a Dona Flor não dispensa essa receita de sucesso. 

Como conselho para quem quer trabalhar com chocolate, Roberta acrescenta: “Comece com alguns itens para não precisar uma grande variedade de insumos, analise o gosto do público, use a criatividade para atrair o cliente e tenha muito cuidado na produção e na embalagem do produto”. 

Saiba mais

@ dona_flor_doceria

 

SABORES BRASILEIROS

Castanha-do-pará, castanha-de-caju, banana, maracujá, açaí, coco, buriti, cupuaçu, taperebá e até pequi. A criatividade é a chave para explorar novos sabores e, assim, transformar delícias feitas com chocolate em receitas bem brasileiras. 

Esses ingredientes, que são a cara do nosso país, já conquistaram o paladar do público e se tornaram estrelas de bombons, ovos de Páscoa e tortas de chocolate.

Com combinações únicas, é possível atrair clientes interessados em novos sabores, além daqueles que não dispensam frutas preferidas dos brasileiros, como a banana e o maracujá. Mas não basta criar receitas e colocá-las à venda, é essencial conhecer o público e o local onde vão ser comercializados os produtos. 

 

POR ONDE COMEÇAR

Pesquisa de mercado - Serve para entender se na região, na cidade ou no bairro há demanda para sabores exóticos e para doces e bombons com frutas brasileiras.

Ingredientes de qualidade - Na hora de produzir as receitas, é indispensável ter um bom fornecedor, que ofereça itens de boa qualidade, como chocolate e frutas.

Diversidade  de produtos - Um cardápio diversificado com bombons, trufas e sobremesas de chocolate alcança públicos diferentes.

Embalagens adequadas - A embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com o produto, por isso, é essencial que seja atrativa e funcional.

Receitas sustentáveis  - Priorizar a sazonalidade das frutas é uma forma de contribuir para a redução dos impactos ambientais, além de baratear os produtos.

 

Personalizados para ocasiões especiais

Os personalizados estão sempre em alta e representam um segmento bastante promissor. Chocolates, bombons, trufas e doces feitos com exclusividade têm alto valor agregado, afinal, são uma forma de dar um toque especial ao que já existe no mercado. Na hora de presentear alguém, muitas pessoas estão dispostas a investir em algo especial e único.

Aniversários, casamentos, batizados, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças, Natal, eventos corporativos, cursos e brindes de final de ano são algumas boas oportunidades para produzir e vender chocolates e doces personalizados. 

Esse mercado é rentável e exige pouco investimento. É possível, por exemplo, vender pela internet e produzir somente por encomenda, evitando assim o desperdício.

 

Saudáveis para um público exigente

Será que quem está de dieta ou tem restrições alimentares pode comer chocolate? A resposta é sim. O cacau é um alimento que oferece muitos benefícios para a saúde e, no mercado, existem opções de chocolates para todas as necessidades. Produzir receitas sem glúten, sem açúcar, sem lactose e até veganas já é uma realidade para quem trabalha nesse ramo.

De maneira geral, o chocolate amargo e o meio amargo são os que levam menos açúcar e ingredientes artificiais em sua composição. Existem, ainda, opções diet (sem açúcar) e veganas (sem ingredientes de origem animal). Mas é importante ressaltar que nem todo chocolate amargo é saudável. Por isso, a dica é ler o rótulo com atenção aos ingredientes. 

DELIVERY E CRIATIVIDADE, A FÓRMULA DO THE ROOSTER PARA VIRAR O JOGO

70% do faturamento do The Rooster vem das entregas, e a forte presença digital é um diferencial na hora de chamar a atenção dos clientes
Leia mais +

3 ações para tomar agora se você quer salvar os oceanos

Os oceanos precisam de menos plásticos e você pode fazer diferença  
Leia mais +

Composto Lácteo Zero Lactose Piracanjuba: sabor e qualidade para a sua casa!

Conheça o Composto Lácteo Zero Lactose Piracanjuba. Uma opção incrível para receitas clássicas em versões sem lactose  
Leia mais +

Azeitonas Ting: O Segredo da Praticidade na Cozinha

Além da versatilidade das azeitonas Ting, com a Linha Pouch Ting você ainda ganha em economia e praticidade
Leia mais +

Facilite a rotina de limpeza da sua casa com os panos de limpeza Alklin

Práticos e de fácil lavagem, os panos da linha multiúso que podem ser utilizados para diversas finalidades e ambientes
Leia mais +

Biscoitos Rancheiros para todos! Veganos e sem lactose

Conheça a linha de biscoitos Rancheiro, opções para todos, inclusive para quem tem restrições alimentares
Leia mais +

Azeite Gallo: o fio que nos une

O sabor de Gallo tem o poder de juntar as pessoas, onde quer que seja. Conheça mais sobre a nova fase dessa marca centenária.
Leia mais +

Molhos para Salada Castelo: 5 dicas para explorar esse sabor além das saladas

Você já pensou em utilizar os molhos de saladas em outros pratos? Confira essas 5 dicas de Castelo e explore todas as combinações!
Leia mais +

WHATSAPP BUSINESS: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA VOCÊ E SEUS CLIENTES

O  poder do WhatsApp como ferramenta de comunicação é indiscutível, e cada vez mais pessoas estão usando as funcionalidades do aplicativo de conversas para atividades que vão al
Leia mais +

CONSUMO DE OVOS GARANTE SAÚDE E BEM-ESTAR

Consumir ovos promove uma série de benefícios ao organismo, e no Assaí você encontra diversos tipos disponíveis
Leia mais +

TIKTOK OU INSTAGRAM? NA DÚVIDA, USE OS DOIS!

Cada rede social tem suas próprias características e apela para um público diferente. Veja qual é a melhor para o seu negócio
Leia mais +

NY ROLL

Feito com massa folhada, o croissant redondo criado em Nova York viralizou nas redes e é uma boa oportunidade para fazer renda extra
Leia mais +

DOCE VIAGEM – AS SOBREMESAS BRASIL AFORA

Na simplicidade de uma colherada ou em receitas sofisticadas, as sobremesas fazem parte da tradição culinária por todo o país
Leia mais +

ENTREGA EM CONDOMÍNIO - SUBIR OU NÃO SUBIR?

Será que oentregador é obrigado a entrar no condomínio para levar o produto até a porta do cliente?
Leia mais +

NOVO LOGO CELEBRA OS 50 ANOS DO ASSAÍ

Para celebrar seu cinquentenário em 2024, a empresa reformulou a marca e lançou um novo logotipo
Leia mais +

CHURRASCO PARA EVENTOS, E PARA TODOS OS GOSTOS

A foodbike Oh, Farofeiro!, de Salvador (BA), leva churrasco para eventos e tem mais de 40 opções de sabores. Pela inovação, ganhou o Prêmio
Leia mais +

IMPÉRIO DO CAFÉ É MAIS DO QUE CAFÉ

A cafeteria de Garanhuns (PE), que saiu na 7ª edição da revista Assaí Bons Negócios, passou por grandes transformações: agora tem novo propr
Leia mais +

PÃES ARTESANAIS = A ARTE DA PANIFICAÇÃO

Com clientes cada vez mais fiéis, o mercado de pães artesanais é promissor. A grande vantagem é que montar uma padaria não exige muito espaç
Leia mais +

MARROCOS: CORES, AROMAS E SABORES NO NORTE DA ÁFRICA

O Marrocos é um país que une influências gastronômicas e tradições religiosas, resultando em uma mistura sensorial e exclusiva
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2024

Vem aí mais uma edição da premiação que, anualmente, reconhece, fortalece e apoia empreendedores do setor de alimentação no Brasil
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!