Tudo sobre a comemoração de São João
20/06/2022 - 16h
São João, festa junina, arraiá… neste mês, não se fala em outra coisa, certo?
Mas você já parou para pensar sobre a origem dessa festa popular brasileira? Quando, como e onde começou?
Hoje, trazemos todos os detalhes e curiosidades sobre essa época deliciosa do ano.
Vamos lá!
A origem da festa
Entretanto, tudo começou na Europa, como uma festa pagã que cultuava a natureza e a fertilidade.
Ela foi trazida pelos portugueses por volta do século XII e caiu no gosto popular até que foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo, celebrando figuras importantes dessa religião, como Santo Antônio (homenageado em 13 de junho), São João (homenageado em 24 de junho) e São Pedro (homenageado em 29 de junho).
Ou seja, no Brasil, ela ganhou um significado diferente e, por isso, celebramos o São João, conhecido como o “santo festeiro”.
Vale lembrar que cada região do país tem suas particularidades e comemora de um jeito diferente.
Curiosidades
Para comemorar o São João, alguns itens não podem faltar! Quadrilha, roupas, fogueira… tudo tem um porquê.
Começando pela quadrilha: você já reparou que alguns dos famosos passos da dança possuem nomes de origem francesa? Anarriê, por exemplo.
Já os trajes típicos são devido ao fato de que, antigamente, as festas eram promovidas pelas cortes.
Por isso, as mulheres apostavam em vestidos chamativos e rodados. Tradição que permanece até hoje, com os vestidos coloridos.
E a fogueira? Essa é uma herança greco-romana. Esses povos acendiam uma fogueira para agradecer aos deuses pela boa colheita.
Aqui no Brasil, ela se tornou um grande símbolo da festividade – e há quem acredite nela como uma forma de purificação.
As bandeirolas também podem ter essa simbologia. No início, elas carregavam imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro e eram imersas na água, que tinha como função purificar todos aqueles que se molhavam nela.
Festa junina também tem casamento caipira, uma grande brincadeira para fugir dos padrões tradicionais do matrimônio e que tem relação com Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.
Festas juninas pelo Brasil
Nordeste
O Nordeste, sem dúvidas, possui as maiores festas de São João do país. Não só pelas comidas típicas, mas, também, pelo clima alegre e vibrante.
Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí atraem um público gigantesco para as festividades.
Campina Grande (PB), por exemplo, possui uma das festas mais famosas do Brasil.
Norte
O norte do país se destaca pela gastronomia. Bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá e tacacá são alguns dos pratos locais. Já na dança, o destaque vai para o Carimbó, estilo típico da região.
Além disso, em Belém e Manaus, a quadrilha é substituída pela famosa tradição do Boi-Bumbá, uma disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste mistura a quadrilha que todos conhecem com tradições e delícias de outros países, como a sopa paraguaia.
Outra particularidade é a apresentação dos grupos de Cururu, com danças e cantigas para homenagear os santos.
Sudeste
No Sudeste, os pratos mais degustados são os clássicos como milho verde, pamonha, pipoca, cachorro-quente e pastel.
Minas Gerais possui as festas mais animadas da região, mas a quadrilha e as brincadeiras estão presentes em todos os estados.
Sul
Na região Sul, pinhão e quentão não podem faltar. Principalmente porque junho é um mês frio. Quadrilhas e fogueiras também marcam presença.
No Rio Grande do Sul, os trajes incluem peças da vestimenta local, como a bombacha. Vanerão e sertanejo dominam a trilha sonora.
Agora, nós queremos saber: em qual região do Brasil você está? Como são as comemorações por aí? Passe no Assaí e garanta todas as delícias para o seu arraiá com o MENOR preço e a MAIOR variedade.