Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023

Acesse aqui nosso relatório completo

Assaí para todos de Sol a Sol

Fazer com que a prosperidade seja uma realidade para todos(as). Este é o propósito que norteia todas as nossas atividades. Levamos prosperidade para as regiões em que nos instalamos e, todos os meses, atendemos mais de 35 milhões de clientes.

Em 2023, passamos a ser uma True Corporation, sem controlador, com 100% das ações negociadas livremente no mercado. Com uma equipe altamente capacitada e apaixonada pelo propósito, agimos a partir dos mais rigorosos padrões de governança.

Crescemos de maneira sustentável, em busca permanente pela inovação, para fazermos a diferença para nossos(as) clientes, parceiros(as) e para a sociedade.

Conheça mais sobre como geramos valor para os públicos com os quais nos relacionamos aqui.

  • Passamos a ser uma True Corporation, sem controlador, com 100% das ações negociadas livremente no mercado
  • Entrada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) em 2023 e permanência na carteira 2024
  • 20a posição no ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23
  • Presente em 25% dos lares brasileiros
  • 80.350 colaboradores(as)
  • 43,6% de negros na liderança (gerentes e acima)
  • 5,4% de colaboradores(as) com deficiência
  • 25% de mulheres na liderança
  • Um dos maiores empregadores do segmento privado no Brasil
  • 35 milhões de clientes todos os meses
  • Instituto Assaí
  • + de 260 mil famílias em situação de vulnerabilidade beneficiadas por nossas ações de Segurança Alimentar
  • 16.485 certificados de gestão de negócios para empreendedores(as)
  • 50 instituições que atuam com esporte para cidadania apoiadas com formação pedagógica
  • R$ 73 bilhões de faturamento (22% a mais que em 2022)
  • 27 lojas inauguradas em 2023
  • Empresa B pela classificação do CDP Climate Change
  • 44% do resíduo gerado foi reaproveitado, reciclado ou reutilizado
  • Redução de 19% das emissões de gases refrigerantes (escopo 1) e de 7,8% de GEE (escopo 2)
  • Matriz de risco socioambiental para 13 cadeias de fornecimento
  • Carta de Ética para Fornecedores
  • 11 Centros de Distribuição
  • Prêmio LOG para fornecedores(as) que aprimoram sua eficiência logística
  • Trizy - portal de agendamento de entregas para lojas e Centros de Distribuição
  • Sistema de gerenciamento de armazéns dos nossos Centros de Distribuição
  • App Meu Assaí: + de 10 milhões de clientes identificados(as)
  • Estratégia phygital, unindo o físico ao digital na experiência de compra do(a) cliente
  • Plano de modernização para reduzir as emissões
  • 30 lojas com estação de recarga para veículos elétricos
True Corporation
  • Passamos a ser uma True Corporation, sem controlador, com 100% das ações negociadas livremente no mercado
  • Entrada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) em 2023 e permanência na carteira 2024
  • 20a posição no ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23
  • Presente em 25% dos lares brasileiros
Cadeia de valor
  • Matriz de risco socioambiental para 13 cadeias de fornecimento
  • Carta de Ética para Fornecedores
Nossa Gente
  • 80.350 colaboradores(as)
  • 43,6% de negros na liderança (gerentes e acima)
  • 5,4% de colaboradores(as) com deficiência
  • 25% de mulheres na liderança
  • Um dos maiores empregadores do segmento privado no Brasil
Logistica eficiente
  • 11 Centros de Distribuição
  • Prêmio LOG para fornecedores(as) que aprimoram sua eficiência logística
  • Trizy - portal de agendamento de entregas para lojas e Centros de Distribuição
  • Sistema de gerenciamento de armazéns dos nossos Centros de Distribuição
Comunidade
  • 35 milhões de clientes todos os meses
  • Instituto Assaí
  • + de 260 mil famílias em situação de vulnerabilidade beneficiadas por nossas ações de Segurança Alimentar
  • 16.485 certificados de gestão de negócios para empreendedores(as)
  • 50 instituições que atuam com esporte para cidadania apoiadas com formação pedagógica
Inovação constante
  • App Meu Assaí: + de 10 milhões de clientes identificados(as)
  • Estratégia phygital, unindo o físico ao digital na experiência de compra do(a) cliente
  • Plano de modernização para reduzir as emissões
  • 30 lojas com estação de recarga para veículos elétricos
Crescimento Sustentável
  • R$ 73 bilhões de faturamento (22% a mais que em 2022)
  • 27 lojas inauguradas em 2023
  • Empresa B pela classificação do CDP Climate Change
  • 44% do resíduo gerado foi reaproveitado, reciclado ou reutilizado
  • Redução de 19% das emissões de gases refrigerantes (escopo 1) e de 7,8% de GEE (escopo 2)

Nosso Relatório Anuale de Sustentabilidade 2023

Apresentamos nossa visão estratégica, performance financeira, propósito, projetos e iniciativas direcionados ao crescimento sustentável e à geração de valor para a sociedade brasileira.

O documento abrange todas as atividades das nossas operações no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023, desenvolvidas com base nos mais altos níveis de governança corporativa, de acordo com nossos valores, temas materiais e pilares da nova estratégia de sustentabilidade do Assaí, respeito ao ser humano e às comunidades onde estamos inseridos.

Nossa novaEstratégia desustentabilidade

Está baseada em três pilares, que endereçam temas prioritários da Companhia em prol do desenvolvimento responsável do nosso negócio.

Operações eficientes

Inovamos em nossas operações e no nosso jeito de fazer negócio. Do campo à mesa, incentivamos as melhores práticas de produção, comercialização e consumo, buscando reduzir o impacto climático e garantindo condições justas de trabalho em toda a nossa cadeia de valor.

Desenvolvimento de pessoas e comunidades

Promovemos a prosperidade para todos(as) por meio de oportunidades de crescimento para a Nossa Gente, para empreendedores(as) e para as comunidades em que atuamos. Somos uma empresa diversa, presente em várias regiões do Brasil, e estamos comprometidos em desenvolver relações mais justas, inclusivas e livre de preconceitos.

Gestão ética e transparência

Acreditamos em relacionamentos éticos e transparentes com todos os nossos públicos. É dessa forma que desenvolvemos um olhar de longo prazo para o nosso negócio e formamos relações consistentes com colaboradores(as), fornecedores(as), clientes, organizações sociais, acionistas e toda a sociedade civil.

Para saber mais, acesse os capítulos do nosso relatório:

Prosperidade
na gestão

Conheça nossas práticas de governança, entenda a mudança de nossa composição acionária e como fazemos a gestão de fornecedores(as).

Clique aqui

Prosperidade
para as
pessoas

Como nos relacionamos com Nossa Gente, nossos(as) clientes e com a comunidade.

Clique aqui

Prosperidade
para o
planeta

Nossa responsabilidade no combate às mudanças climáticas.

Clique aqui

Um futuro
próspero

Conheça nossas perspectivas para 2024.

Clique aqui

Acesse a versão completa do Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023 do Assaí.

Mais informações

Anexos gerais e TCFD

Sumários de conteúdo GRI e SASB

Crédito

Coordenação Assaí: Diretoria de Gestão de Gente e Sustentabilidade;
Diretoria de Relações com Investidores; Imprensa e Comunicação
Gestão do projeto, curadoria de conteúdo e redação: Quintal 22
Projeto gráfico, diagramação e landing page: Adesign
Indicadores: Ferso
Fotografias: Acervo Assaí

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!