Abrasividade dos cremes dentais na saúde bucal
04/01/2019 - 09h
Os cremes dentais contêm diversos ingredientes na sua formulação. Cada ingrediente apresenta uma função específica.
Os princípios ativos proporcionam uma ação específica para o cuidado da saúde bucal do paciente: ingredientes com função antisséptica, anticariogênica, antitártaro, branqueadora e contra a sensibilidade dentária, só para citar alguns exemplos.
Os excipientes são os demais ingredientes que compõem a fórmula do produto, sendo que cada um possui uma função específica, como os espessantes, os abrasivos, os corantes e os aromas. A correta escolha dos excipientes é muito importante, mas também é muito crítico cuidar da qualidade de cada ingrediente.
A abrasividade dos cremes dentais depende diretamente dos tipos de sílicas, que são identificados de forma genérica na composição do produto pelo INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients). Existem muitos tipos diferentes de sílicas e, dependendo da escolha, o creme dental pode ser mais ou menos abrasivo, além de possuir outras propriedades reológicas.
A capacidade abrasiva também é medida pelo RDA (Radioactive Dentine Abrasion), que mede o grau de abrasão por meio de substâncias radioativas. Os cremes dentais existentes no mercado apresentam um RDA entre 50 e 250, sendo que, quanto maior o RDA, mais abrasivo é o creme dental. O desejável é um creme dental com menor valor no RDA, sendo assim menos abrasivo e produzindo menor dano ao esmalte dentário.
Viu só como é importante saber mais sobre creme dental para manter a saúde dos dentes com o melhor produto?
Continue com a gente para conhecer muito mais dicas e facilitar o seu dia a dia!