A castanha e a saúde
09/12/2015 - 13h
Incluir alimentos funcionais na alimentação é uma ótima maneira de manter a saúde em dia e ter energia nas atividades diárias. As castanhas, também conhecidas como oleaginosas, trazem inúmeros benefícios para a saúde e são aliadas de quem busca uma rotina saudável.
Esses alimentos são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Para quem procura um lanche rápido entre as refeições, as castanhas são opções práticas, pois não precisam de nenhum preparo e fornecem diversos nutrientes. Amêndoa, pistache, castanha-do-pará, noz, noz pecan... São diversos tipos, que agradam vários paladares. Uma dica para quem quer aproveitar a variedade é misturar todas elas e deixar sempre uma porção pequena em um potinho na gaveta do escritório ou na bolsa – um lanche saudável sempre à mão!
Mas, apesar de todos os benefícios, é preciso consumi-las com moderação. Por serem ricas em gorduras e ácidos graxos, principalmente ômega 3 e ômega 6, que são essenciais para o nosso organismo, elas também são muito calóricas e o consumo em excesso pode levar ao aumento do peso. Alguns nutricionistas recomendam consumir até duas unidades da castanha-do-pará por dia, por exemplo.