É preciso mais que dinheiro para investir em uma franquia
31/07/2015 - 15h
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 11,9% e faturou R$ 115 bilhões em 2013. Pela ascensão do setor e também pela segurança que uma marca já registrada traz ao empresário, a opção por empreender a partir de uma franquia torna-se cada vez mais vantajosa.
Lyana Bittencourt, especialista em franquias, aponta que um franqueado precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. No entanto, para muitos, conduzir as três funções é tarefa difícil. A primeira delas diz respeito aos cálculos do negócio. Analisar todas as entradas e saídas – recebimento de clientes, gastos com produtos, salário de funcionários, investimento em marketing, entre outras contas. Muitos dos que empreendem conhecem profundamente apenas a técnica do negócio. Portanto, cursos específicos de administração são fundamentais para evitar tropeços.
Ao conhecer seu negócio de forma profunda, a questão comercial torna-se mais simples. Sabendo a quantidade de farinha que sua fábrica utiliza por dia, o prazo para recebimento de um cliente, a capacidade de sua produção mensal, o empresário torna-se capaz de negociar prazos e valores com clientes e fornecedores com mais embasamento. Afinal, não basta programar um pagamento para dez dias, se não há certeza de que o dinheiro irá entrar.
Já a boa gestão de pessoas se faz basicamente com comunicação e atenção. Saber identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe é tarefa primordial para qualquer empresário. Dessa forma, é possível atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um, elevando o desempenho do time. Além de reconhecer e premiar as boas ações e metas atingidas, estimular a troca de ideias, sugestões e críticas respeitosas também é papel de um bom líder e isso pode ser feito de maneira bem informal (sem muitos gastos), em um almoço ou cafezinho, com o time ou com cada funcionário separadamente.