Afif: micros e pequenas são a força propulsora do país
31/07/2015 - 14h
"Dizem por aí que o Brasil dos brasileiros está melhor que o Brasil dos economistas", comentou Guilherme Afif Domingos, Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, no último dia 07, durante a cerimônia de sanção do projeto que altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE).
Já aprovado no Congresso Nacional, o projeto amplia para todo o setor de serviços o regime de tributação simplificado para micro e pequenas empresas. Com isso, mais de 140 categorias vão poder entrar no Simples. Outra mudança é que, agora, as empresas serão enquadradas pelo porte e faturamento anual (limite de R$ 3,6 milhões por ano), não mais pela atividade. Micro e pequenas empresas estarão protegidas de cobranças indevidas.
Guilherme Afif também destacou que a abertura e o fechamento de empresas serão facilitados. "A partir de setembro no DF e a partir de outubro e novembro no resto do Brasil, vamos fechar empresas na hora. Teremos a colaboração do Ministério da Fazenda e da Receita Federal", anunciou.