Quanto vale o seu produto?
28/07/2015 - 15h
Chegar ao preço final de um produto não é uma tarefa simples. Além de levar em consideração a concorrência e o posicionamento do produto no mercado, o empreendedor deverá estar a par de alguns fatores que influenciarão na precificação.
O lucro é um deles. Após descontar das receitas brutas os custos e despesas, sobra o que chamamos de lucro. Faça uma pesquisa com o preço dos seus concorrentes, coloque na balança seus diferenciais e chegue a um valor praticável.
Quem manda no preço é o mercado. Por isso é tão importante saber o que está acontecendo com as outras empresas do seu ramo. O consumidor não se incomoda apenas com o valor na hora da compra, mas pode ser determinante que ele esteja em uma faixa de aceitação. É preciso estar em vantagem!
Mais do que um valor em dígitos, o preço também determina o respeito que aquele produto transmite ao cliente. No mercado de luxo, por exemplo, vemos com frequência valores altos com o intuito de posicionar determinado produto em segmento ou público-alvo específicos. Há ainda quem opte por usar insumos sustentáveis, o que também interfere muito na hora da precificação. Defina a sua estratégia, faça pesquisas e planejamentos e analise o que é possível aplicar ao seu negócio.