Trabalhar em casa: um desafio
28/07/2015 - 15h
Trabalhar em casa já é realidade para muita gente.
De acordo com dados do Sebrae, dos 3,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), 48,6% trabalham na própria residência.
Assumir essa logística de trabalho pode parecer simples, mas demanda planejamento e disciplina. Entre as vantagens, trabalhar em casa é uma boa alternativa para reduzir custos e tempo gastos em deslocamento. É preciso, no entanto, estabelecer regras e rotinas para não se sabotar.
Algumas sugestões são:
- Tenha um horário de trabalho. Não é necessário ser 100% inflexível, mas ter uma rotina ajuda o corpo e a cabeça a trabalharem melhor. Fique atento para não responder e-mails às duas horas da madrugada porque “estava sem sono” e, assim, acabar trabalhando muito mais do que trabalharia se tivesse um horário. Esse tipo de atitude também pode dar para o cliente a ideia de que você está disponível 24 horas por dia. Fique atento! Não esqueça da importância de manter a sua vida pessoal saudável.
- Monte um espaço para chamar de escritório. Novamente, nada impede você de trabalhar no sofá um dia, mas ter uma estação de trabalho ajuda no foco e auxilia no comprometimento com a produtividade. Aquele cômodo que não é usado em casa, com uma pequena reforma, pode se transformar em um ótimo ambiente de trabalho. Esse espaço dá a sensação de mudança e ajuda a separar o momento profissional do pessoal. Se possível, instale ainda uma entrada própria para receber clientes e fornecedores. Ter uma sala mobiliada passa credibilidade na hora do atendimento.
- Deixe claro aos familiares e amigos que você está trabalhando. Muita gente acaba achando que, porque você trabalha de casa, tem tempo para um filme às 16h ou um almoço não agendado em plena terça-feira. Informe todos que, assim como em uma empresa, você tem prazos e metas a cumprir.
- Se planeje. Caso você não tenha um cliente fixo, é importante se programar tanto para maiores quanto para menores quantidades de demanda.
- Procure manter um número de telefone exclusivo para a empresa. Além de passar credibilidade, isso impede que você acabe em uma ligação de trabalho em horários não destinados para isso.