Segurança para todos
28/07/2015 - 13h
Com o barateamento das tecnologias de segurança, os pequenos comércios estão cada vez mais equipados com dispositivos para evitar furtos e roubos. De acordo com especialistas, estes dispositivos, se bem aplicados, podem fazer a diferença na garantia da segurança do estabelecimento.
O sistema de vídeo de monitoramento é um dos mais eficientes para estabelecimentos como mercados, panificadoras, mercearias, restaurantes e lanchonetes. Seu grande benefício, explica Jorge Tonetto, representante comercial da Security Vigilância Eletrônica, é permitir aos usuários acesso instantâneo e ininterrupto tanto às imagens ao vivo quanto às gravadas: “É um sistema prático, rápido e disponível na palma da mão, podendo ser acessado por um smartphone, tablet ou computador. Basta ter o sistema e um aplicativo”.
Não é possível contabilizar o número de câmeras ideal para cada estabelecimento, visto que somente uma empresa especializada tem condições de definir o sistema de segurança e vigilância mais indicado. No entanto, alguns pontos são estratégicos para a captação de imagens, como parte externa do estabelecimento, entrada, caixas e corredores de gôndolas. Em relação às gôndolas, é importante que os comerciantes tenham cuidado com produtos de desejo de consumo, como bebidas ou eletrônicos. “Sempre existe a opção de expor somente as caixas dos produtos, como as bebidas, ou deixá-los guardados ou presos com cabos de aço, como os computadores e smartphones”, orienta Tonetto.
Alarme
Outra ferramenta eletrônica são os alarmes. Programados para responder a movimentos, eles proporcionam 24 horas de monitoramento. O uso de sistemas eletrônicos de vigilância é crescente, já que se tornaram ferramentas acessíveis. “Com o tempo, as empresas adquiriram mais conhecimento sobre os equipamentos disponíveis e, dessa maneira, ofertam as melhores soluções. Para os comerciantes, é um investimento que se paga em pouco tempo”, declara Tonetto, da Security Vigilância Eletrônica.