Compartilhe

Sebrae lança cartilha com informações sobre food trucks

Para auxiliar os empresários que têm interesse em investir em food trucks, o Sebrae elaborou a publicação "Food truck: modelo de negócio e regulamentação". Na cartilha, são abordados três principais pontos: modelo de negócio, regulamentação e relação entre ambulantes e restaurantes.

Modelo de negócio

A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, caminhonetes ou caminhões adaptados. Para iniciar um negócio, é necessário constituir empresa e obter concessão da prefeitura e da vigilância sanitária, que irão avaliar e autorizar o uso do equipamento. Os tipos de carros variam bastaste, em termos de modelo e de custo. O investimento pode oscilar entre R$ 50.000 e R$ 200.000, conforme a tecnologia utilizada, adequações de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha e os equipamentos instalados.

No planejamento, o empresário deverá levar em conta que tipo de comida deseja comercializar, que equipamentos serão necessários dentro do veículo para garantir a segurança dos alimentos vendidos, as questões relativas às partes elétrica e hidráulica, material de divulgação da marca, como adesivação e pintura e, enfim, quanto poderá investir no negócio.

Regulamentação

Considerando o aumento da oferta e da demanda por alimentação de rua de qualidade, é fundamental que a atividade seja ordenada pelo poder público. A legislação que diz respeito aos food trucks é de iniciativa municipal e, por isso, pode variar a cada município. Por enquanto, apenas três cidades do Brasil têm leis que regulamentam os food trucks: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além disso, os proprietários de food trucks deverão conhecer as normas sanitárias do município e do estado em que trabalham para que obtenham os parâmetros exigidos de segurança na aquisição, armazenamento, elaboração e distribuição segura dos alimentos.

Relação entre ambulantes e restaurantes

O mercado de alimentação fora do lar é disputado por diversos tipos de atividades: ponto fixo, ambulantes, caminhões itinerantes, feiras, bancas, entre outros. De acordo com a publicação, há a necessidade de regrar os trabalhos com vistas ao sucesso de todos, sem que um impacte negativamente no outro.

A ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) é a favor da legalização e regularização dos food trucks por meio de um marco regulatório. A entidade entende que os food trucks não devem ser móveis, sendo necessária a criação de uma autorização permanente para que ocupem espaços privados e, pontualmente, eventos – desde que sigam a legislação específica do município.

Você também pode
gostar de:

potes de video com legumes em conserva - conservas caseiras - Assaí Atacadista

Conservas caseiras: 4 receitas com os legumes do verão

Aumente a vida útil dos legumes com estas receitas de conservas caseiras fáceis e deliciosas!

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!