Encomendas de Páscoa: estratégias para seu negócio lucrar mais
19/03/2025 - 16h
Suas encomendas de Páscoa poderão ser muito mais lucrativas com as dicas do Assaí! Leia e aprenda agora
Um dos períodos mais doces e coloridos do ano está chegando!
Em 2025, a Páscoa acontecerá no domingo, dia 20 de abril, portanto, quem possui um negócio ou quer ganhar uma renda extra precisa começar os preparativos desde já.
Mas, como o setor da confeitaria é um dos mais promissores do Brasil, faturando até 12 bilhões por ano, não basta cozinhar e, sim, ter um planejamento estratégico para destacar seus produtos entre centenas de opções.
Por isso, o Blog Assaí preparou esta matéria com dicas certeiras para seu negócio brilhar em meio à concorrência e faturar muito na Páscoa.
Veja a seguir os principais assuntos que contaremos a você ao longo do conteúdo:
• Lucrando com as encomendas de Páscoa
• Planejamento eficiente
• Cardápio diversificado
• Kits de Páscoa
• Antecipação e descontos
• Assaí: preço baixo para abastecer seu negócio na Páscoa
Esperamos que você aproveite a leitura!
Lucrando com as encomendas de Páscoa
Engana-se quem acredita que o tipo de venda não influencia na lucratividade do negócio.
Produtos a pronta-entrega, ou seja, aqueles que já foram produzidos e podem ser entregues na mesma hora, tem suas vantagens, já que podem ser feitos em larga escala.
A desvantagem é que eles acabam sendo padronizados e, portanto, não têm tanto destaque como os produtos feitos por encomenda.
Claro que eles também serão vendidos, principalmente pela rapidez na entrega, mas seu valor pode ser menor do que itens personalizados.
Assim, se você deseja ter um faturamento maior, incluir encomendas de Páscoa é uma ótima ideia!
Por ser um produto personalizado, os valores aumentam e variam conforme os sabores, decorações, ingredientes, embalagens e outras alterações solicitadas pelo cliente.
Mas, para as encomendas de Páscoa darem certo, é fundamental ter um processo estruturado, como iremos ensinar nos próximos tópicos.
Salve esta matéria para ler depois: Renda extra na Páscoa: 5 maneiras criativas para faturar.
Planejamento eficiente
A primeira etapa é organizar seu plano de ação, respondendo a perguntas como:
• Qual é o seu teto de gastos para os insumos de Páscoa?
• A precificação dos produtos está justa, cobre os custos de produção e ainda sobra?
• Qual é o objetivo para as vendas de Páscoa? Faturar valor X? Conquistar a clientela? Aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais?
• Como será feita a divulgação dos produtos? Online ou offline?
• O que os concorrentes costumam vender nesse período?
• Como é o mercado de encomendas de Páscoa na sua região?
Essas perguntas ajudarão você a iniciar uma base sólida para a estratégia de Páscoa.
Não se esqueça de ter conhecimento sobre as preferências da clientela em relação a formatos de produtos, sabores preferidos, produtos mais vendidos, entre outras informações relevantes.
Leia também: Vendas por encomenda: saiba como se programar e encantar a clientela.
Cardápio diversificado
Um dos diferenciais das encomendas de Páscoa é o cardápio, afinal, o cliente pode escolher exatamente o que gostaria, dos ingredientes à embalagem!
Para conseguir oferecer o máximo de variedade possível, busque inspiração visitando comércios concorrentes ou até mesmo encomendando com eles como um cliente oculto para identificar possíveis melhorias no seu negócio.
Outra forma de incrementar o cardápio de encomendas de Páscoa é explorando as redes sociais, como Pinterest, Instagram e TikTok.
Essa é uma maneira de conhecer algumas das tendências do mercado e produtos virais.
Alinhando essas referências com o gosto dos seus clientes, seu cardápio será mais atrativo do que o costume!
Lembre-se de oferecer o cardápio pensando no que é mais prático e fácil para o público.
Os formatos variam entre:
• Tabela com informações e valores em um PDF
• Informações e valores em JPEG/PNG (imagem com alta qualidade)
• Texto com informações e valores para o atendimento via WhatsApp ou outras redes de mensagem
Para criar um cardápio digital bonito, e de graça, uma boa alternativa é utilizar ferramentas de design gráfico, como o Canva.
Destaque as informações importantes, revise a ortografia e equilibre os elementos visuais com o texto para o cardápio não ficar saturado!
Caso você não tenha experiência com plataformas assim, contrate um profissional.
Vale a pena o investimento para reforçar a identidade do seu negócio e gerar a lembrança da marca nos consumidores.
Kits de Páscoa
Que tal oferecer opções especiais para encomendas de páscoa?
Os kits de Páscoa costumam incluir mais do que um doce ou salgado, adicionando outro produto alimentício ou uma bebida, além de um brinde especial.
Essa é uma das maneiras de conseguir atingir públicos específicos, como empresas que desejam presentear os colaboradores, familiares, casais, crianças, entre outros.
Precisa de ideias de kits para criar? Aqui vão 10 sugestões para ajudar você a começar:
1 - Miniovos recheados (doce ou salgados)
2 - Páscoa gourmet, com chocolates finos e vinhos
3 - Ovos trufados acompanhados de bombons recheados
4 - Alimentos fitness, como ovos proteicos e chocolate zero açúcar
5 - Biscoitos decorados no formato de cenoura ou símbolos religiosos
6 - Alimentos especiais para pets
7 - Cesta de café da manhã de Páscoa
8 - Brownies e cookies temáticos
9 - Produtos veganos feitos de ingredientes naturais sem origem animal
10 - Refeições completas para o almoço de Páscoa
Incremente seu kit com brindes, como:
• Velas aromáticas com formatos característicos da Páscoa
• Pelúcias de coelho e/ou ovos
• Cortadores de biscoito com formatos divertidos
• Jogos temáticos do tipo quebra-cabeça, jogo da memória, etc.
• Produtos de beleza com aroma de chocolate
• Itens de decoração para mesa posta
• Acessórios de Páscoa, como colares, brincos e tiaras
• Papéis de presente, itens de papelaria e adesivos temáticos
Por ser um pedido sob encomenda, seu cliente poderá escolher a melhor combinação de itens para criar o kit de Páscoa perfeito!
Tudo isso com preços acessíveis, mas justos, para aumentar seu faturamento. Legal, não acha?
Antecipação e descontos
Como dito na introdução, a Páscoa é um período extremamente competitivo, então, quanto antes você definir sua estratégia, mais tempo você terá para colocá-la em ação e abrir a agenda de encomendas do período.
Para a encomenda de novos produtos, por exemplo, uma boa técnica é criar um período de pré-venda com um valor promocional e conquistar o público com a ideia de economia e exclusividade.
Falando em descontos, suas vendas podem aumentar ao se reduzir uma porcentagem do valor na compra de determinada quantidade de produtos ou nos ingredientes mais comuns.
Ter diversas formas de pagamento também funciona como um incentivo para o público!
Portanto, analise o quão viável é aceitar o pagamento via cartão de crédito e débito.
Mas cuidado: independentemente do formato, peça 50% ou 100% do valor antes de iniciar a encomenda - dessa forma, você reduz o risco de sair no prejuízo, levando um “calote”, como dito popularmente.
Adapte e aplique as técnicas que considerar relevante para o seu negócio e veja a diferença no seu faturamento!
Continue acompanhando o Blog Assaí para mais dicas no período de Páscoa, como a matéria 4 alimentos queridinhos para vender e ganhar dinheiro na Páscoa.
Assaí: preço baixo para abastecer seu negócio na Páscoa
Os insumos de que você precisa para fazer um cardápio delicioso de Páscoa estão no Assaí!
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Até a próxima matéria do Blog Assaí!