Compartilhe

Conhecendo o público-alvo: turistas

Conhecer o público-alvo é o primeiro passo de qualquer negócio. Quando o estabelecimento é voltado aos turistas, esse passo tem algumas peculiaridades. Para ajudar empreendedores que têm dificuldade em traçar o perfil dos turistas que visitam sua região, o Sebrae publicou uma pesquisa que aponta as características do turista na baixa e alta temporadas no Rio Grande do Sul. Esse documento traz algumas análises que podem ajudar empreendedores de todo o país a entender melhor seus clientes.

Conhecer o estilo de vida dos turistas é o primeiro passo para desvendar o que eles buscam. É importante saber se eles querem opções de lazer, turismo de aventura ou locais interessantes para a prática de atividades físicas, por exemplo.

Outro aspecto importante é levantar informações sobre as origens dos turistas em cada região. No caso de um restaurante, se há uma predominância de turistas estrangeiros de determinado país, é bom que o estabelecimento tenha as informações do cardápio traduzidas para a língua desse país. Se o grande fluxo de turistas for de uma região específica do Brasil, é importante estar preparado para explicar palavras com significados diferentes e ingredientes do cardápio chamados por outros nomes. É antiga a confusão do turista do sul do Brasil que ao ir para a Bahia, por exemplo, pede comida quente e recebe-a apimentada.

É importante saber também que nos destinos turísticos o perfil dos turistas não é homogêneo o ano inteiro. Geralmente há certas diferenças entre as pessoas que visitam um destino em época de baixa temporada e as pessoas que vão durante a alta temporada.

O estudo do Sebrae aponta que nas épocas de baixa temporada o que predomina é o turismo chamado de intra-regional, quando as pessoas da própria região é que vão visitar os atrativos vizinhos. Já durante a alta temporada, esse perfil muda, e aparecem mais turistas de origens distintas e distantes.

Esse tipo de informação é útil para orientar o comerciante sobre suas estratégias. Por exemplo, investir exclusivamente em produtos regionais na baixa temporada pode ser pouco interessante para a maioria dos clientes, que já são da região. Entretanto, esses produtos tendem a fazer muito sucesso entre os turistas da alta temporada, que vêm de outras regiões com interesse em conhecer a cultura do lugar onde estão.

A pesquisa do Sebrae pode ser acessada neste link: Sebrae

Você também pode
gostar de:

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

pessoa com luvas de limpeza laranja esfregando um fogão com uma esponja - limpeza da cozinha - Assaí Atacadista

Aprenda a fazer a limpeza da cozinha com este guia completo!

Veja como fazer a limpeza da cozinha não é difícil com o passo a passo simplificado do Blog Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!