Compartilhe

Dicas para lidar com clientes inconvenientes

Um dos maiores desafios de todo empreendedor, independentemente do seu ramo de atuação, é lidar com o cliente. Todas as etapas do negócio culminam na importante tarefa de vender e saber oferecer soluções relevantes aliadas a um atendimento de primeira. Esses são fatores primordiais para o bom andamento da empresa.

Em alguns momentos, porém, é inevitável encontrar consumidores inconvenientes, que dificultam o processo de negociação. É preciso estar preparado para garantir que a venda não seja prejudicada e que o cliente não saia insatisfeito a ponto de denegrir a imagem do negócio. Confira algumas dicas:

  1. Compreenda quem é esse cliente. Muitas vezes, consumidores difíceis já passaram por experiências negativas e procuram um estabelecimento que ofereça qualidade e rapidez no atendimento. Além disso, educação, atenção e respeito são fundamentais para que o cliente se sinta bem recebido.
  2. Saiba ouvi-lo: a falta de comunicação é sempre o princípio de muitos conflitos. Anote as solicitações do cliente com atenção, esteja atento às possíveis reclamações e procure solucioná-las com eficiência. Tudo o que o cliente diz deve ser encarado como relevante.
  3. Aprenda a enxergar as situações com os olhos de seus clientes. Saber colocar-se no lugar dele pode ser crucial para ver com clareza os motivos que levam à insatisfação. Ninguém gosta de ficar meia hora em uma fila esperando atendimento. Por mais que outras tarefas sejam importantes, o cliente vem sempre em primeiro lugar.
  4. Descubra como satisfazê-lo. Entenda os gostos, preferências e faça com que ele se sinta especial. Mantenha o foco no desejo do cliente e mostre as potencialidades do seu estabelecimento.
  5. Faça perguntas claras e procure atendê-lo da melhor maneira possível. Simpatia, bom humor, educação e um sorriso no rosto são as melhores técnicas para conquistar um consumidor.
  6. Lembre-se de que muitas pessoas podem simplesmente estar tendo um dia ruim e que todos estão sujeitos a isso. Nestes casos, a simpatia deve ser redobrada, assim como o esforço para garantir que tudo saia de acordo com o esperado.
  7. Em caso de reclamações, compreenda de quem é o problema e quem está errado. Se o erro for da empresa, procure compensar o cliente e ensinar a equipe a não cometer o mesmo erro novamente. Se o problema for causado pelo cliente, tenha tato e sensibilidade para encontrar uma solução que seja boa para os dois lados.
  8. Clientes que se sentem compreendidos sempre voltam. Se a sua equipe for capaz de demonstrar disposição em resolver problemas e aprimorar o atendimento, sem dúvida o esforço será recompensado com um cliente satisfeito.

Você também pode
gostar de:

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

pessoa com luvas de limpeza laranja esfregando um fogão com uma esponja - limpeza da cozinha - Assaí Atacadista

Aprenda a fazer a limpeza da cozinha com este guia completo!

Veja como fazer a limpeza da cozinha não é difícil com o passo a passo simplificado do Blog Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!