Mantenha sua academia livre de bactérias
23/07/2015 - 20h
Confira dicas para evitar contaminações e manter o ambiente sempre limpo
É muito comum que nas academias os aparelhos sejam utilizados seguindo uma frequente rotatividade de alunos. Através do suor, bactérias são liberadas e podem servir como foco de contaminação para doenças de pele como micoses, infecções ou até mesmo candidíase.
A prevenção para essas doenças é fácil com a higienização dos aparelhos, além de alguns hábitos que os próprios alunos devem manter. Para isso, o ideal é realizar uma limpeza geral incluindo todos os aparelhos, utilizando papel e álcool, no mínimo três vezes ao dia.
O papel toalha entra no lugar de panos, pois o uso de tecidos facilita carregar bactérias de um objeto ao outro. Algumas academias entregam aos alunos bombinhas com desinfetantes para que os próprios usuários realizem a higienização antes de utilizar o aparelho. Além disso, lavar as mãos após a atividade é essencial.
A limpeza dos pisos de borracha e colchonetes é outro aspecto fundamental. Misturas com água pura e água sanitária desinfetam rapidamente e devem ser utilizadas com frequência no decorrer do dia. O uso de roupas que impedem o contato direto da pele com o aparelho é recomendado. Para garantir que os alunos compreendam a importância da vestimenta, uma boa sugestão é distribuir folhetos explicativos no ato da matrícula ou durante a semana. Distribua tabelas e oriente sua equipe e alunos quanto aos riscos. Apresente um ambiente limpo, arejado e confortável para manter seu nível de qualidade elevado.