Diferentes tipos de sal
18/02/2016 - 09h
O sal é fundamental em toda cozinha. O mais popular e comum dos temperos é usado comumente para realçar o sabor dos alimentos. Há um bom tempo, o ingrediente é comercializado em diferentes versões, o que deixa o preparo das receitas ainda mais rico. Conheça algumas variações do sal e aproveite – sempre, com moderação.
Sal rosa do Himalaia: um dos mais populares entre os categorizados como gourmet, tem teor de sódio bem mais baixo que o sal refinado comum. Seu tom é rosado e, quando moído na hora, dá sabor e uma leve “crocância” aos pratos. Funciona muito bem com saladas, aves, legumes e peixes.
Sal negro do Havaí: com leve gosto de defumado, adquire essa coloração devido à presença de pedra vulcânica. É ideal para finalização de receitas como sushis, ceviches, salmão e carnes grelhadas.
Sal azul do Irã: esse tipo não é tão fácil de achar e é salgado para o bolso. Seu sabor é marcante e, ao final, apresenta até certa “picância”. Vai bem com frutos do mar.
Flor de sal: extraída dos cristais que se aglomeram na superfície das salinas, a flor de sal leva esse nome porque quando vista por microscópio, tem cristais que possuem um formato semelhante ao das flores. É um tipo muito usado por chefs tanto para receitas salgadas quanto para preparos doces, pois equilibra sabores e dá “crocância”.