Sem susto com a panela de pressão
11/02/2016 - 20h
Muita gente morre de medo da panela de pressão. Sempre aparece alguém com alguma história de um conhecido que já explodiu uma panela e causou uma confusão na cozinha. Como vários outros utensílios, o bom funcionamento da panela de pressão depende do uso correto, da higienização bem feita e da manutenção constante. Se você tiver uma panela de qualidade e seguir as instruções é praticamente impossível que algo dê errado.
Acompanhe algumas dicas e aproveite os benefícios do utensílio, que agiliza vários processos na cozinha e é capaz de, em alguns casos, cozinhar alimentos até cinco vezes mais rápido que as panelas normais!
- Nunca guarde a panela sem fazer a higienização de todas as peças. Dessa forma, você evita que a sujeira se acumule nas borrachas e válvulas. Falando nela, garanta sempre que a válvula principal, que libera a pressão, esteja desobstruída.
- Use uma panela com a capacidade certa para a quantidade de comida que você está preparando. Muitas delas possuem, internamente, um indicador que marca o limite de alimentos.
- Calcule corretamente o tempo de pressão. Muitas receitas recomendam que você conte os minutos após a panela “pegar pressão”. Isso significa que a contagem começa a ser feita a partir do momento em que a válvula principal da panela começar a soltar vapor com regularidade. Não se esqueça de, neste momento, abaixar o fogo.
- Monte a sua panela com atenção. Confira no manual a forma correta de fechá-la e o posicionamento das peças.
- Espere que toda a pressão saia da panela antes de abri-la.
- Preze por produtos de qualidade, de bom material e que apresentem tecnologias ligadas à segurança e ao bom funcionamento.