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Confira cinco dicas para vender mais no final do ano

Aproveite as comemorações de Natal e Ano Novo para vender mais no final do ano

Para vender mais no final do ano, além de aproveitar as oportunidades das datas comemorativas, é necessário pensar em estratégias para movimentar ainda mais o seu negócio. Seja com ações mais incisivas ou com preços mais competitivos, o lance é aproveitar a expectativa positiva de vendas no período do Natal e Ano Novo.

Dados do mercado

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a economia brasileira apresenta um cenário favorável para o comerciante vender mais no final do ano. Segundo a pesquisa encomendada pela entidade, é esperado um crescimento de pelo menos 4,3% nas vendas no Natal. O resultado em 2017 representa o melhor dos últimos quatro anos e está diretamente ligado ao desempenho da economia.

Para os proprietários de bares e restaurantes, a tendência é um aumento ainda maior. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) prevê um último trimestre com um faturamento 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado. 

Como vender mais no final do ano?

Para pegar carona na maré positiva do mercado e vender mais no final do ano, o Blog Assaí Bons Negócios separou cinco dicas de peso para esse período. Confira:

1. Resgate a lista da Black Friday

Reforçar a relação criada na Black Friday não é uma estratégia apenas para quem tem negócios no mundo digital. Aproveite a ação que acabou de acontecer para fidelizar novos clientes.

Se você trabalha por encomendas, por exemplo, ofereça seus produtos ou serviços para a lista de contatos adquiridos nesse período. Além de criar uma relação direta com o público-alvo, há mais chance de despertar o interesse da compra, com uma simples lembrança.

2. Desconto à vista

Para vender mais no final do ano, aproveite a época em que os trabalhadores recebem o 13º salário. Ofereça descontos atrativos nas compras à vista. Com isso, você tende a abrir uma vantagem nas compras em espécie e ainda pode aumentar o faturamento do seu negócio, com novos pedidos.

Nesse caso, você pode usar como gancho, na hora da negociação, a ideia de o consumidor não criar dívidas logo no Natal e ainda aproveitar o desconto nesse tipo modalidade de pagamento.

 3. Promoção, liquidação e kits

Crie opções para vender mais no final do ano, seja com kits dos seus produtos, promoções ou até mesmo com liquidação do seu estoque. O período é propício para incentivar a venda por impulso, por isso, tenha várias opções disponíveis.

Por exemplo, os donos de mercadinhos e mercearias podem criar cestas com produtos especiais para a ceia de Natal ou Ano Novo com preços atrativos. Ou os produtos típicos do período com preços diferenciados quando comprados em uma quantidade maior. Só tenha cuidado para fazer o cálculo certo do retorno nessas ações e o lucro não virar prejuízo. Nesse caso, verifique qual é a margem de lucro e trabalhe com isso.

Nos últimos dias, vale a pena até criar liquidações temáticas, para que você não comece o próximo mês com os produtos natalinos parados no estoque.

4. Entrega ou frete gratuito

Essa dica pode ser utilizada tanto para quem trabalha com encomendas, lanches ou até mesmo mercadinhos, seja com vendas online ou offline. Essa facilidade de entrega faz com que o consumidor tenha mais comodidade para consumir o seu produto.

5. Brindes

Além de vender mais no fim do ano, essa estratégia pode ser um diferencial na hora de fidelizar o cliente. Como a tendência do período é a troca de presentes, o cliente pode se sentir lisonjeado por ser lembrado pelo seu negócio. A atitude ainda pode lhe render frutos nos próximos meses.

Gostou das dicas para você vender mais no final do ano? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de aproveitar as ofertas natalinas do Assaí  para sua casa ou para o seu comércio. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

 

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