Confira dicas para um bom desempenho de bares e restaurantes
29/03/2017 - 12h
Diversas questões podem influenciar no desempenho de bares e restaurantes. Algumas características importantes para o funcionamento de estabelecimentos desse tipo foram identificadas em uma pesquisa feita pelo Sebrae e podem ajudar no sucesso do seu negócio nesse ramo. Entre elas estão o atendimento, a gestão de compras, a forma de pagamento, a formação de preço, o conforto e a localização. O estudo contou com 553 entrevistas de especialistas do segmento, consultores, gestores de projetos, empresários e consumidores.
Para o atendimento, dê preferência aos profissionais que buscam atender às necessidades dos clientes, além de investir na capacitação dos seus colaboradores. Para uma boa gestão de compras, o empreendedor deve trabalhar para evitar perdas e para fazer boas negociações com fornecedores.
Na questão do pagamento, aceitar as funções de débito e crédito e também os vales-refeições pode ser uma saída para aumentar o faturamento. Contar com um ambiente bem planejado, com boa estrutura de funcionamento, bom espaço para circulação de funcionários e conforto para os clientes é essencial.
A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Para encontrar o melhor lugar, é necessário estabelecer o perfil do consumidor que se pretende atingir e fazer uma pesquisa na região para analisar se o seu negócio seria bem aceito.
Também influenciam no bom desempenho de bares e restaurantes questões como a oferta de alimentos saudáveis, que são cada vez mais procurados; a sustentabilidade, como a redução do desperdício de recursos e contaminações do meio; a gourmetização dos pratos; o marketing promocional; os programas de fidelidade e o cumprimento fiel das exigências de normas técnicas para segurança alimentar.