3 estratégias para aumentar as vendas de verão
08/01/2024 - 07h
Saiba como aumentar as vendas de verão do seu negócio e comece o ano lucrando!
Cada período do ano precisa de uma estratégia diferente para alcançar os clientes.
Por isso, perguntamos: quais estratégias seu negócio preparou para as vendas de verão?
Existem muitas oportunidades que só aparecem no início do ano com o verão!
Por isso, você não pode perder essa chance de começar o ano com o ‘pé direito’ nas vendas.
Ainda não tem uma estratégia ou quer aperfeiçoar a do seu negócio?
Então leia a matéria até o fim para ver dicas eficientes para aumentar as vendas de verão.
Vendas de verão: pensando no consumidor
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que o que move uma estratégia é o público.
Seu objetivo pode ser aumentar as vendas de verão, mas isso só será possível pensando no consumidor.
Como já mencionamos em outras matérias, o primeiro passo é conhecer seu cliente.
Esse é um dos fundamentos que todo comerciante de sucesso precisa saber.
Sendo assim, vamos começar pelo contexto 'verão'.
O que as pessoas desejam e precisam no verão?
A resposta varia conforme o seu tipo de negócio, mas, no geral, costuma ser:
• refrescarem-se
• manterem-se hidratadas
• protegerem a pele e o corpo do sol
• terem praticidade e comodidade
• comerem alimentos leves, mas gostosos
• sentirem-se confortáveis usando roupas e calçados frescos
• terem objetos e acessórios que as ajudem a relaxar
Sabendo disso, analise a proposta de valor e os serviços oferecidos pelo seu negócio.
Eles atendem a algumas dessas necessidades dos clientes?
Se sim, você está no caminho certo!
Caso não, está na hora de entender o que pode ser adaptado para se tornar mais atrativo.
É aí que as estratégias também podem te ajudar.
A seguir, falaremos sobre cada uma delas, então continue lendo para conferir.
Mais ideias para vendas de verão: 4 ideias que vão te ajudar a ganhar dinheiro no verão
1 - Leve seu negócio até o público
Como falamos na introdução, a praticidade e a comodidade são fatores importantes.
No verão, o consumidor não quer ter que sair no sol quente para ter o que quer ou precisa.
Por isso, que tal levar seu negócio até ele?
Ter um quiosque próximo de praias, piscinas, centros culturais/sociais é uma ótima opção.
Ou até mesmo ter um food truck, ou carrinho ambulante com seus produtos.
O importante é estar próximo de onde o seu público-alvo está.
Então, além de um ponto físico, também é interessante ter um serviço de delivery.
Afinal, não existe facilidade maior do que receber seu pedido onde você está, não é mesmo?
Por isso, estude seu planejamento e seus recursos para entender como você pode aplicar essa estratégia ao seu negócio e aumentar as chances de ter mais vendas de verão.
2 - Investindo em produtos sazonais
Já reparou como existem alguns produtos que vemos com mais frequência no verão?
A estratégia de investir em produtos sazonais é uma das mais eficientes!
Isso porque eles estão ligados diretamente às principais necessidades dos clientes.
Então, esse é momento ideal para vender os seguintes produtos:
• salada de frutas
• sorvete, sacolé (geladinho, chup-chup)
• bebidas naturais, como sucos, vitaminas ou milkshakes
• comidas leves, como carnes brancas, frutos do mar, saladas, grãos e cereais
• lanches saudáveis para quem está no 'projeto verão'
• roupas leves e confortáveis, como saídas de praia
• acessórios para proteger do sol, como bonés, chapéus, etc.
As opções são variadas, tudo depende do seu tipo de comércio.
Lembrando que a concorrência também quer vender no verão e lucrar!
Isso significa que o seu negócio precisa ter um diferencial para 'seduzir' o cliente antes.
Qualidade e variedade são o básico — você precisa ser inovador para se destacar de verdade.
3 - Priorize a experiência do usuário
A última estratégia que sugerimos deixou de ser uma tendência e se tornou crucial para qualquer negócio que quer continuar relevante no mercado.
Nas vendas de verão, a experiência do cliente também tem que ser levada a sério.
É isso que faz o consumidor comprar, recomendar para outras pessoas e comprar de novo.
Qual é o impacto positivo que seu negócio tem deixado nos clientes?
Um atendimento humanizado e respeitoso?
Produtos com uma alta qualidade, feitos com capricho?
Embalagens que você pode reutilizar ou que têm outras funções?
Alimentos saborosos, com temperos e ingredientes que possuem algo especial?
Tudo isso ajuda seu negócio a se tornar inesquecível e a fidelizar a clientela.
Aplicando essas estratégias conforme seu modelo de negócio e seu público, não só suas vendas de verão vão aumentar como as das outras estações!
Por isso, comece a testar hoje mesmo e aproveite os resultados.
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