ASSAÍ: FATURAMENTO CHEGA A R$ 20 BILHÕES NO TRIMESTRE E ALAVANCAGEM SEGUE EM QUEDA

Loja do Assaí Atacadista em São Luís (MA). Faturamento da Cia de varejo alimentar chegou a R$ 20 bilhões no período – (Divulgação Assaí)

Loja do Assaí Atacadista em São Luís (MA). Faturamento da Cia de varejo alimentar chegou a R$ 20 bilhões no período – (Divulgação Assaí)

São Paulo, novembro de 2024 – O Assaí Atacadista (ASAI), um dos maiores varejistas alimentares do Brasil e única empresa brasileira exclusivamente de cash & carry listada na B3 e NYSE, apresentou mais um trimestre de crescimento robusto. No 3º trimestre deste ano, a Companhia registrou faturamento de R$ 20,2 bilhões, um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O EBITDA pré-IFRS16 alcançou R$ 1 bilhão, com uma margem de 5,5%, representando um crescimento de 12,1% no trimestre, superando a expansão das vendas. A alavancagem continuou em trajetória de queda, com uma redução para 3,52x (-0,13x vs. 2º trimestre), reforçando o compromisso da Companhia com um crescimento financeiro sustentável. Os resultados foram divulgados no dia 7 de novembro.

“No terceiro trimestre, conquistamos avanços importantes,” destacou Belmiro Gomes, CEO do Assaí. “Dando continuidade à melhora do perfil da dívida, concluímos com sucesso uma emissão de debêntures em outubro, totalizando R$ 2,8 bilhões, a um custo inferior à média da dívida da Companhia. Nesse trimestre, a companhia deu início do ciclo de redução da dívida líquida e continuidade na queda da alavancagem, nossa meta é atingir um patamar inferior a 3,2x até o final de 2024” afirmou o executivo.

O lucro bruto teve um aumento de 10,7% no 3T24, alcançando R$ 3 bilhões, com margem de 16,4% (+0,2 p.p. vs. 3T23). O lucro líquido pré-IFRS16 foi de R$ 198 milhões, representando um crescimento de 10% em comparação com o mesmo período de 2023. Na visão pós-IFRS16, o lucro líquido trimestral foi de R$ 156 milhões, com uma margem líquida de 0,8%.

Melhoria do perfil da dívida

O Assaí realizou captações estratégicas desde o final do 1º trimestre, totalizando R$ 5,3 bilhões (incluindo empréstimos e mercado de capitais), com o objetivo de alongar os prazos e reduzir o custo médio da dívida. O prazo médio estendeu-se para 41 meses (vs. 32 meses em março 2024) e o custo médio da dívida foi reduzido para CDI+1,40% (vs. CDI+1,49% em mar 2024). Essas iniciativas reiteram o compromisso da Companhia com a redução da dívida líquida. “Estabelecemos como meta a redução da alavancagem para cerca de 2,6x até o final de 2025,” enfatizou Gomes.

Operação eficiente e com motores de crescimento

O desempenho do Assaí no período foi impulsionado por quatro fatores principais: (1) a maturação contínua das 117 lojas abertas nos últimos três anos; (2) o impacto positivo da campanha de 50 anos do Assaí (a maior da história da Companhia, vigente até o final de novembro); (3) estratégias comerciais eficazes; e (4) melhorias na experiência de compra, evidenciadas pela expansão de serviços em lojas - foram implantadas 184 unidades de serviços (açougues, padarias e empórios de frios) nas lojas do Assaí.

As vendas mesmas lojas (SSS) cresceram 2,6%, mesmo diante do cenário econômico desafiador, com deflação alimentar, alto patamar de juros, pressão no poder de compra da população e maior competitividade.

Durante o trimestre, o Assaí inaugurou quatro novas lojas, elevando o total para 297 unidades, e registrou 40 milhões de pessoas por mês em suas unidades. A Companhia superará 300 lojas em operação até o final de 2024.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia seja comprando a varejo ou a atacado. 

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 84 mil colaboradores(as), sendo eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar. 

O Assaí é a melhor empresa de Atacado e Varejo do Melhores e Maiores 2024 da Exame e a marca mais lembrada do varejo físico e digital, segundo o Branding Brasil. A Cia é ainda o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa

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