Até o final de 2024, atacadista espera atingir alavancagem inferior a 3,2x
Loja Assaí (Crédito: Divulgação/Assaí)
O Assaí (ASAI3) segue focado na redução de sua alavancagem. No segundo trimestre de 2024, a relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado pré-IFRS16 caiu para 3,65x, resultado que representa redução de 0,60x em relação ao mesmo período do ano anterior e de 0,10x em relação ao 1T24.
Esse resultado teve importante contribuição do crescimento do EBITDA, com aumento de R$ 827 milhões (+28%) no acumulado de 12 meses. A maturação das novas lojas e a eficiência no controle de despesas foram fatores-chave para essa evolução.
A Companhia mantém seu compromisso com a redução da alavancagem e a meta de encerrar 2024 abaixo de 3,2x. "Estamos focados na redução contínua da alavancagem, impulsionados pela nossa capacidade de geração de caixa. Isso não apenas nos permite suportar nossos investimentos, como também criar valor sustentável para nossos acionistas", afirma Vitor Fagá, VP de Finanças e de Relações com Investidores do Assaí.
Além disso, no último dia 10, o Conselho de Administração do Assaí aprovou a realização da 11ª emissão de debêntures no valor total de R$ 2,8 bilhões com prazo de vencimento de cinco anos (leia mais aqui).
Sobre o Valor Nominal Unitário, incidirão juros remuneratórios correspondentes à variação acumulada de 100% das taxas médias diárias do DI - Depósito Interfinanceiro de um dia, acrescida de sobretaxa (spread) de 1,25% ao ano. Essa nova emissão ajuda a melhorar o perfil da dívida da Companhia.
O controle das despesas e a evolução do modelo de negócio têm sido fundamentais para garantir o equilíbrio entre expansão e sustentabilidade financeira. Com a expectativa de que a geração de caixa operacional continue a suportar boa parte dos investimentos da Companhia, o Assaí reforça sua posição de destaque no setor, mantendo a confiança do mercado e sua posição como a marca mais presente nos lares brasileiros.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes.
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo - Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry - da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa