Empreendedor: aumente suas vendas com as datas comemorativas!
26/02/2024 - 09h
Empreendedor, você pode sair na frente da concorrência com estas dicas!
Se você é um(a) empreendedor(a), já sabe que existem diversas datas comemorativas que podem ajudar seu negócio a faturar mais.
O segredo para aumentar suas vendas é começar a se preparar desde já.
E, como o Assaí é aliado do empreendedor, trouxemos dicas incríveis para te ajudar nessa missão!
Veja quais assuntos trataremos na matéria de hoje:
• Calendário comercial - essencial para o empreendedor;
• Próximas datas comemorativas;
• Planejamento é a chave do sucesso;
• Criando oportunidades para vender;
Pronto para aprender? Então é só ler a matéria a seguir.
Lembrando que, se você gostar deste conteúdo, compartilhe com mais pessoas!
O que é útil para um empreendedor também pode ser para outro.
Calendário comercial - essencial para o empreendedor
Talvez você já tenha ouvido falar do calendário comercial.
Ele é um sistema muito utilizado em empresas de grande e médio porte.
Mas você também pode começar a aplicar ao seu comércio, independentemente do tamanho.
O sistema é muito simples: a estratégia de vendas, marketing e eventos é realizada com base nas datas comemorativas comerciais.
Por serem datas que se repetem anualmente, é preciso ser criativo e acompanhar as tendências para inovar ano após ano.
Um dos benefícios dessa frequência é que você sempre terá dados para comparar.
Isso significa que, a cada ano, você terá mais informações sobre o que tem funcionado ou não para a sua clientela, entendendo como ter mais lucro.
Leia também: Empreendedorismo comunitário muda realidade.
Mas, para fazer seu planejamento, é preciso conhecer as datas.
E é justamente sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!
Próximas datas comemorativas
O primeiro passo para começar a criar a estratégia do seu negócio é conhecer as próximas datas do calendário comercial.
Para facilitar essa tarefa, criamos uma lista com as próximas datas comemorativas.
Então anote ou tire um print com o seu celular para não esquecer.
Próximas datas comemorativas de 2024:
Data | Dia da semana | Data comemorativa |
15 de março | Sexta-feira | Dia do Consumidor |
31 de março | Domingo | Páscoa |
12 de maio | Domingo | Dia das Mães |
12 de junho | Quarta-feira | Dia dos Namorados |
11 de agosto | Domingo | Dia dos Pais |
15 de setembro | Domingo | Dia do Cliente |
12 de outubro | Sábado | Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida |
20 de novembro | Quarta-feira | Dia da Consciência Negra |
29 de novembro | Sexta-feira | Black Friday |
25 de dezembro | Quarta-feira | Natal |
Essas são apenas as datas básicas, por isso, recomendamos que você pesquise aquelas relacionadas ao seu tipo de negócio, nicho do público, etc.
Por exemplo, se você tem um açougue ou churrascaria, é importante saber que, no dia 24 de abril, é o Dia Nacional do Churrasco.
Sabendo disso, faça uma pesquisa detalhada para saber quais são as demais datas relevantes para o seu negócio.
Para facilitar seu trabalho, a Academia Assaí preparou um documento gratuito com as principais datas para comércios alimentícios!
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Planejamento é a chave do sucesso
Não é possível aumentar seu lucro sem um bom planejamento estratégico.
Caso você não saiba como construir um, não tem problema! A gente te ajuda.
Estes são 7 passos simples para criar o planejamento do seu negócio:
1 - Defina objetivos e metas:
O objetivo é o que você quer alcançar, como, por exemplo, faturar R$ 10.000 mil no Dia das Mães.
As metas são tarefas quantificáveis que vão te ajudar a mensurar os resultados até seu objetivo final.
Então, se o seu objetivo é ter esse faturamento, suas metas precisam ter uma estratégia para converter “X” vendas via uma campanha de marketing, prospecção, entre outros métodos.
2 - Conheça seu público-alvo:
Entenda quem são seus clientes e o que eles precisam para adaptar suas estratégias.
Afinal, não adianta incluir a data comemorativa “Dia do Queijo” no seu planejamento se você não comercializa produtos alimentícios, por exemplo.
Sendo assim, entenda quem são seus clientes, seus desejos, necessidades, etc.
3 - Defina a missão e os valores do seu negócio:
Tenha uma declaração clara sobre o propósito e a direção do seu negócio.
Isso porque um dos fatores que influenciam a tomada de decisão dos clientes é o que o seu negócio representa.
Sabendo disso, você precisa entender como comunicar esses valores alinhados com a data comemorativa escolhida.
4 - Identifique os concorrentes:
Analise a concorrência para entender o que comércios do mesmo setor que o seu costumam fazer em datas comemorativas.
Isso te ajuda a fugir do básico e a destacar os diferenciais do seu negócio.
Além de, claro, identificar formas de melhorar.
5 - Estratégias de marketing:
Seja online ou offline, a comunicação do seu negócio precisa ser coerente e atrativa.
Por isso, é importante criar uma estratégia de marketing para promover seus produtos ou serviços, alinhados às datas comemorativas.
6 - Tenha métricas para acompanhar o andamento:
Pensar no pós-campanha também é importante para o processo.
Quais são as métricas que você usará para entender se a sua campanha da data comemorativa está sendo um sucesso?
• Número de produtos vendidos
• Quantidade de clientes que compraram mais do que uma vez
• Pessoas que compraram por indicação
• Aumento nos seguidores das redes sociais
• Percepção positiva do negócio, com comentários positivos
Existem várias possibilidades, basta analisar com cuidado para escolher os que fazem mais sentido para a sua estratégia.
7 - Plano de ação:
Crie um roteiro detalhado com as atividades que precisam ser realizadas.
Dessa forma, você terá um guia para a estratégia.
Lembrando que é preciso ser flexível e estar disposto a ajustar e mudar seu plano para se adaptar às mudanças do mercado, entre outros fatores.
O vídeo “Muito além do desconto: como criar promoções estratégicas”, da Academia Assaí, também pode te ajudar a se inspirar nesse processo! Clique aqui e assista para descobrir.
Agora se você quer se capacitar ainda mais como empreendedor, recomendamos os seguintes cursos gratuitos da Academia Assaí:
• Todos podem empreender;
• Superando desafios;
• Empreender na prática;
Para escolher e começar a aprender é só acessar o site: academiaassai.com.br/#cursos-online.
Criando oportunidades para vender
Para finalizar, gostaríamos de reforçar que você, empreendedor(a), não precisa esperar as datas comemorativas para vender mais.
É preciso identificar e criar novas oportunidades para que seu negócio cresça.
Uma técnica para te ajudar a fazer isso é lembrar dos 5 “As”:
1 - ATENTO
Foque as oportunidades que já existem.
2 - ARRISQUE-SE
Esteja aberto a tentar coisas novas se elas podem te levar a bons resultados.
Não deixe a incerteza e a insegurança te paralisarem!
3 - ATIVO
As oportunidades vêm para quem se mantém em movimento.
Por isso, esteja no meio de outros empreendedores e comércios, participando de eventos e ações.
4 - AMIZADE
Complementando o tópico anterior, reforce o seu círculo de contatos.
É possível criar novos vínculos compartilhando experiências do seu negócio e da sua vida como empreendedor(a).
Amizades assim vão potencializar suas oportunidades.
5 - AGUARDE
Calma que não é sobre ficar parado e, sim, sobre ter paciência.
Algumas oportunidades levam mais tempo que outras para aparecer.
O importante é você “plantar as sementes” para o seu negócio colher no futuro.
Veja o exemplo prático de uma empreendedora que identificou e aproveitou uma oportunidade, mesmo não sendo uma data comemorativa, lendo a matéria da Revista Assaí Bons Negócios: “Picolé de coxinha? Tem sim!”.
Lembrando que as oportunidades existem em qualquer data e lugar, não apenas nas datas comemorativas. Por isso mantenha o “radar” ligado para conseguir identificar.
Recapitulando o que aprendemos hoje:
• Datas comemorativas de março a dezembro de 2024;
• Os 7 passos para criar um planejamento estratégico;
• Cursos para capacitação;
• As 5 maneiras de criar novas oportunidades;
Assim, finalizamos o conteúdo de hoje.
Se esse conteúdo foi útil para você, ele também pode ajudar outras pessoas.
Portanto, não esqueça de compartilhar para seus amigos e colegas de profissão.
Leia também: 7 estratégias para reduzir custos e alavancar seu negócio
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