Dicas para aproveitar o alimento inteiro!
03/06/2022 - 19h
Dia do Meio Ambiente: confira dicas de como aproveitar os alimentos ao máximo e outras soluções simples que contribuem para o ambiente!
Você sabia que, no dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente? Essa é uma ótima data para rever os hábitos e adotar soluções sustentáveis no dia a dia.
Uma boa maneira para começar é prestando atenção naquilo que você e sua família consomem e no lixo doméstico que esse consumo produz.
Sempre que possível, repense o que você compra, levando em consideração a embalagem e os selos de orgânico, vegano, cruelty-free e sustentável. Aliás, tente evitar as compras por impulso.
Com relação aos alimentos, sabemos que a compra é inevitável, mas o desperdício pode ser controlado. Quer saber como? Acompanhe as dicas!
Dicas para aproveitar os alimentos ao máximo
A primeira “regra” para evitar o desperdício é comprar aos poucos e somente aquilo que você vai consumir. Dessa maneira, você não corre o risco de perder a validade dos produtos.
Já na cozinha, lembre que você pode, e deve, aproveitar tudo de frutas, legumes e verduras. Cascas, talos e folhas podem dar vida a novas receitas. Por exemplo:
Cascas de banana, goiaba e laranja podem ser usadas para bolos e doces.
Cascas de abacaxi, maçã e melancia podem ser usadas para sucos.
Folhas e talos de abóbora, cenoura, brócolis e couve-flor podem ser usados em caldos, sopas e refogados.
O importante é pesquisar como reaproveitar e usar a criatividade. Separamos 2 receitas para você:
Casca de laranja açucarada
Ingredientes:
1 xícara e meia de açúcar (pode ser cristal)
Cascas de 4 laranjas grandes
Água suficiente para ferver as cascas
Modo de preparo:
1 - Descasque as laranjas e corte em tirinhas as cascas.
2 - Leve ao fogo em uma vasilha com água até cobrir as cascas, assim que ferver retire do fogo jogue a água fora lave as cascas e leve ao fogo novamente com água até cobrir as cascas. Repita o mesmo processo por no mínimo 5 vezes (para retirar o amargo da casca).
3 - Esprema um pouco com as mãos as cascas para retirar o excesso de água, depois coloque em uma panela com o açúcar, misture e leve ao fogo por 20 minutos mexendo às vezes.
4 - Assim que der o ponto como na foto da panela desligue o fogo mexa até ficar açucarado e despeje sobre um prato ou pote.
Bolo de casca de abacaxi
Ingredientes:
Para a infusão da casca de abacaxi:
1 litro de água
1 abacaxi (somente a casca)
Para a massa do bolo:
2 xícaras (de chá) da infusão da casca de abacaxi
1 xícara (de chá) de óleo
2 ovos
2 xícaras (de chá) de açúcar
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó
Para a cobertura:
1/3 de xícara (de chá) de açúcar refinado
O restante da infusão de abacaxi
Modo de preparo:
Para a infusão do abacaxi:
1 - Adicione em uma panela a casca de um abacaxi e o litro de água.
2 - Leve ao fogo baixo e aguarde ferver.
3 - Assim que ferver conte 20 minutos e desligue quando concluir o tempo.
4 - Leve as cascas de abacaxi e o líquido ainda quentes no liquidificador.
5 - Liquidifique e coe (reserve o líquido e deixe esfriar),
Para a massa:
1 - Pré aqueça o forno em 180°C e unte e enfarinhe uma assadeira retangular.
2 - Adicione no copo do liquidificador 2 xícaras da infusão de casca de abacaxi (reserve o resto para a próxima etapa), o óleo e o açúcar e bata até o açúcar dissolver.
3 - Adicione os ovos e bata novamente.
4 - Em um recipiente, adicione a farinha e o fermento, misture.
5 - Despeje o conteúdo do copo do liquidificador sobre a farinha e misture com o auxílio de um fouet até não restar mais grumos de farinha.
6 - Despeje a mistura de massa na assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada e ao furar o centro do bolo com um palito, o palito saia limpo.
Cobertura açucarada:
1 - Com o bolo ainda quente fure toda a superfície e regue com o restante da infusão de abacaxi.
2 - Com auxílio de uma peneira cubra o bolo com o açúcar refinado. Espere esfriar antes de cortar.
Além das receitas, os alimentos que realmente não podem ser aproveitados até o fim podem ser transformados em adubo. Aposte em uma composteira caseira.
Dicas extras
Aproveitar o alimento todo reduz o lixo e contribui com a natureza. Mas listamos também algumas outras ações simples e fáceis para você colocar em prática agora mesmo.
Levar sacolas retornáveis às compras: ter suas próprias sacolas diminui a circulação das sacolas plásticas, que levam aproximadamente 450 anos para se decompor.
Optar por embalagens biodegradáveis: priorize sempre produtos/estabelecimentos que possuem embalagens biodegradáveis. A permanência delas no meio ambiente é menor do que a das embalagens tradicionais.
Separar o lixo corretamente: parece óbvio, mas é sempre bom relembrar. Separe latas, vidros, plástico e tudo o que puder ser reaproveitado para a coletiva seletiva. Algumas embalagens, como potes de vidro, podem até ser utilizadas em casa para armazenar outros alimentos.
Conta pra gente: quais dessas atitudes já fazem parte do seu dia a dia? Você também tem dicas para compartilhar?