Mitos e verdades sobre como fazer hambúrguer
20/05/2022 - 15h
Confira todos os segredos para preparar um bom hambúrguer!
Que o hambúrguer é uma paixão mundial ninguém tem dúvidas, certo?
Não importa o tamanho ou o sabor, se é de restaurante ou food truck, se é preparado no conceito de fast-food ou slow-food… com uma boa porção de batatas fritas, o lanche é sempre uma boa pedida!
Mas e quando a ideia é reproduzir o prato em casa? Você sabe como fazer?
Para que não restem dúvidas quanto a isso também, listamos abaixo alguns mitos e verdades que vão ajudar na sua receita.
Acompanhe!
O hambúrguer precisa de gordura para ficar mais suculento
VERDADE!
Sim, a gordura garante suculência e sabor à carne quando utilizada de forma equilibrada, sem pesar o hambúrguer. Para calcular a proporção ideal de carne e gordura, você deve levar em consideração o tempo de cocção da carne (bem passada, ao ponto ou malpassada). Por exemplo, se o hambúrguer for servido entre malpassado e ao ponto, a proporção deve ser de 70% carne e 30% gordura. Já na opção bem passada, o adequado é 60% de carne e 40% de gordura.
Não é indicado misturar carnes para preparar um bom hambúrguer
MITO!
Muitos profissionais utilizam um blend de carnes, ou seja, uma mistura entre diferentes cortes. Isso faz com que o hambúrguer tenha um sabor único. As carnes mais tradicionais para essa mistura são patinho e coxão mole, mas isso não é uma regra. A única recomendação é fazer um mix de, no mínimo, dois tipos. Afinal, é a combinação que vai enriquecer o sabor do seu hambúrguer.
É preciso colocar o hambúrguer na chapa bem quente na hora do preparo
VERDADE!
Seja no calor da chapa, da grelha ou da frigideira, os compostos do alimento vão reagir e formar uma estrutura que faz com que a carne fique mais saborosa, caramelizada e dourada. Então, sim, a superfície de cocção precisa estar bem quente. Dica: o hambúrguer começa a dourar a partir de 121ºC.
Carne de segunda não serve para hambúrguer
MITO!
O que não precisa são os cortes caros. Já os cortes provenientes de músculos, como acém e paleta, são ótimos, pois possuem bastante mioglobina, um composto que garante o sabor acentuado de “carne” e a cor vermelha intensa. Mais uma vez, como mencionado acima, cada blend de carnes trará uma nuance de sabor e textura. Não importa se o ingrediente é de segunda.
Esquentar o pão ajuda no sabor
VERDADE!
Esquentar o pão faz com que ele não absorva gordura/molho em excesso e também não esfarele. Além disso, o pão quentinho ajuda a realçar o sabor do hambúrguer. Aqueça sempre a superfície que ficará em contato com a carne.
Dica extra
Acompanhamentos e molhos também são importantes para garantir um sabor único. Aposte em diferentes tipos de pães, queijos, saladas e temperos. Adicione também porções de batatas fritas ou anéis de cebola.
Deu água na boca? No Assaí, você encontra TODOS os ingredientes de que precisa com o MENOR PREÇO e MAIS QUALIDADE. Visite a loja mais próxima de você!