MODELO DE PARCERIAS DO ASSAÍ IMPULSIONA OPORTUNIDADES A PRODUTORES LOCAIS

Por meio do relacionamento com marcas e produtores de cada região do País, a Companhia promove ganho de escala a pequenos fabricantes e personaliza a experiência do(a) cliente

O sucesso de um negócio depende de fatores como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, entendimento do(a) cliente, sustentabilidade financeira, capacidade de inovação, entre outros pontos. No caso do Assaí Atacadista, existe um elemento adicional nessa receita: o relacionamento com seus fornecedores(as) regionais. Com boa parte de sua variedade de produtos vinda de parcerias regionais (quando atendem alguns Estados) e locais (quando atendem algumas lojas), o Assaí Atacadista aposta na valorização de marcas específicas de cada praça para impulsionar a economia, levando ganho de escala a pequenas indústrias regionais, e personalizar a experiência de compra dos(as) clientes habituados com produtos da região.

A estratégia fortalece o vínculo com as comunidades onde atua – hoje o Assaí conta com mais de 290 lojas em 24 Estados, mais o DF – e reforça a presença de marcas regionais nas prateleiras, beneficiando tanto os(as) clientes(as) quanto os negócios parceiros. A eficiência dessa estratégia é atestada pelos próprios(as) fornecedores(as), que pontuam como a valorização de marcas regionais em redes alimentares de atacado e varejo pode ser proveitosa para ambos os lados.

REGIONALIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO DE “GANHA-GANHA”

Exemplo de como essa estratégia funciona é o resultado que a Timbaúba S.A, empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de fruticultura na região do Pernambuco, obteve com a OQ Sucos (sua linha de produtos saudáveis) nas lojas do Assaí. Hoje, a marca é uma das três maiores do segmento no Nordeste e tem, no potencial de distribuição e abrangência das gôndolas do Assaí Atacadista, uma ferramenta para estar em todas as regiões do país. "A parceria regional com o Assaí abriu oportunidades para chegarmos a mercados além de Petrolina, onde nascemos e temos a nossa sede, alcançando as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Assaí nos traz volume de vendas, aumento de margem e conhecimento sobre a aderência da nossa linha de produtos junto ao público final para conseguirmos entrar corretamente e obter bons resultados em outros estados", descreve Sidney Tavares, Diretor Comercial da Timbaúba S.A.

Na mesma região, porém com uma perspectiva complementar, Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos (indústria e comércio de produtos alimentícios sediada em Jequié, no interior da Bahia) explica que relacionamento é um ponto chave para entender os benefícios desse trabalho. O executivo conta que grande parte da evolução das duas empresas (Assaí e Vida Alimentos) nos últimos anos foi a abertura de ambas para o diálogo e a disponibilidade para discussão e análise do mercado. “Temos o hábito de nos reunir semanalmente para estudar pesquisas de mercado e utilizá-las para decifrar as particularidades de cada região, descobrindo as estratégias de inserção do produto em cada uma das cidades do estado onde trabalhamos”, comenta Matheus.

O gestor complementa, dizendo que, para as empresas se destacarem na economia regional, o diferencial é possuir muito conhecimento de como cada público funciona e, sobretudo, ter capilaridade. Devido às dimensões continentais do Brasil, os aspectos culturais, econômicos e sociais (como o poder de compra) e a extensão de atuação influenciam diretamente nos resultados. “Só conseguimos isso se trabalharmos com empresas de operação ampla por região e que acreditam no diálogo e alinhamento constante entre as áreas para entender o mercado, pois é assim que encontramos as melhores oportunidades de negócio”, conclui Matheus.

E os relatos ultrapassam as fronteiras do Nordeste. Do outro lado do país, no Sudeste, o Guaraná Mineiro, marca de bebidas com fábrica em Uberlândia, explica que o contato com redes do varejo tem um papel essencial para o aumento da presença de mercado. Criada há 60 anos, sua distribuição alcança as lojas do Assaí em Minas Gerais, Goiás e Brasília. “Fechamos a parceria com o Assaí desde a chegada da rede em Minas Gerais, em 2017, quando começamos a distribuir nosso produto na então recém-inaugurada loja de Uberlândia. Hoje, estamos em 8 lojas do Assaí em MG (Belo Horizonte, Ipatinga, Sete Lagoas, Minas Shopping, Uberlândia, Contagem e Betim)”, conta o Gerente de Contas do Guaraná Mineiro, Glauber Lacerda.

Desde então, a parceria entre o Guaraná Mineiro e o Assaí tem apresentado resultados cada vez melhores para a empresa de bebidas. “Hoje, a loja de Uberlândia é a loja física onde mais vendemos, tanto em volume quanto em faturamento”, conta Glauber. “Um ano após a parceria com o Assaí, aumentamos as vendas em 57%, considerando o volume de hectolitros do nosso mix de refrigerante, e crescemos 82% em água mineral no mesmo período”, ilustra o Gerente.

A Diretora Comercial do Assaí Atacadista, Hellen Lima, explica que um dos principais objetivos da priorização de fornecedores(as) locais é a experiência do(a) cliente. Por meio da disponibilização de marcas regionais nas gôndolas, o(a) consumidor(a) cria identificação com a rede, enxergando nela um lugar para os produtos de sua preferência. “O fornecedor(a) regional tem um olhar qualificado para as demandas da região, uma vez que trabalha justamente pensando nos hábitos e tendências de consumo que cada localidade tem. Essa parceria é essencial para o Assaí, pois é o que nos destaca em meio à operação regionalizada que temos”, complementa a Diretora.

“Não só o varejo ganha com esse trabalho. O Brasil como um todo se beneficia, pois o incentivo e a valorização de produtores(as) e fornecedores(as) locais tem grande contribuição para a geração de emprego, renda e estímulo à economia regional, uma vez que contribui com o desenvolvimento de negócios de todos os tamanhos (pequeno, médio e grande porte)”, finaliza Hellen.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia seja comprando a varejo ou a atacado. 
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 84 mil colaboradores(as), sendo eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar. 
O Assaí é a melhor empresa de Atacado e Varejo do Melhores e Maiores 2024 da Exame e a marca mais lembrada do varejo físico e digital, segundo o Branding Brasil. A Cia é ainda o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.
Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprens

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