Por meio do relacionamento com marcas e produtores de cada região do País, a Companhia promove ganho de escala a pequenos fabricantes e personaliza a experiência do(a) cliente
O sucesso de um negócio depende de fatores como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, entendimento do(a) cliente, sustentabilidade financeira, capacidade de inovação, entre outros pontos. No caso do Assaí Atacadista, existe um elemento adicional nessa receita: o relacionamento com seus fornecedores(as) regionais. Com boa parte de sua variedade de produtos vinda de parcerias regionais (quando atendem alguns Estados) e locais (quando atendem algumas lojas), o Assaí Atacadista aposta na valorização de marcas específicas de cada praça para impulsionar a economia, levando ganho de escala a pequenas indústrias regionais, e personalizar a experiência de compra dos(as) clientes habituados com produtos da região.
A estratégia fortalece o vínculo com as comunidades onde atua – hoje o Assaí conta com mais de 290 lojas em 24 Estados, mais o DF – e reforça a presença de marcas regionais nas prateleiras, beneficiando tanto os(as) clientes(as) quanto os negócios parceiros. A eficiência dessa estratégia é atestada pelos próprios(as) fornecedores(as), que pontuam como a valorização de marcas regionais em redes alimentares de atacado e varejo pode ser proveitosa para ambos os lados.
REGIONALIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO DE “GANHA-GANHA”
Exemplo de como essa estratégia funciona é o resultado que a Timbaúba S.A, empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de fruticultura na região do Pernambuco, obteve com a OQ Sucos (sua linha de produtos saudáveis) nas lojas do Assaí. Hoje, a marca é uma das três maiores do segmento no Nordeste e tem, no potencial de distribuição e abrangência das gôndolas do Assaí Atacadista, uma ferramenta para estar em todas as regiões do país. "A parceria regional com o Assaí abriu oportunidades para chegarmos a mercados além de Petrolina, onde nascemos e temos a nossa sede, alcançando as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Assaí nos traz volume de vendas, aumento de margem e conhecimento sobre a aderência da nossa linha de produtos junto ao público final para conseguirmos entrar corretamente e obter bons resultados em outros estados", descreve Sidney Tavares, Diretor Comercial da Timbaúba S.A.
Na mesma região, porém com uma perspectiva complementar, Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos (indústria e comércio de produtos alimentícios sediada em Jequié, no interior da Bahia) explica que relacionamento é um ponto chave para entender os benefícios desse trabalho. O executivo conta que grande parte da evolução das duas empresas (Assaí e Vida Alimentos) nos últimos anos foi a abertura de ambas para o diálogo e a disponibilidade para discussão e análise do mercado. “Temos o hábito de nos reunir semanalmente para estudar pesquisas de mercado e utilizá-las para decifrar as particularidades de cada região, descobrindo as estratégias de inserção do produto em cada uma das cidades do estado onde trabalhamos”, comenta Matheus.
O gestor complementa, dizendo que, para as empresas se destacarem na economia regional, o diferencial é possuir muito conhecimento de como cada público funciona e, sobretudo, ter capilaridade. Devido às dimensões continentais do Brasil, os aspectos culturais, econômicos e sociais (como o poder de compra) e a extensão de atuação influenciam diretamente nos resultados. “Só conseguimos isso se trabalharmos com empresas de operação ampla por região e que acreditam no diálogo e alinhamento constante entre as áreas para entender o mercado, pois é assim que encontramos as melhores oportunidades de negócio”, conclui Matheus.
E os relatos ultrapassam as fronteiras do Nordeste. Do outro lado do país, no Sudeste, o Guaraná Mineiro, marca de bebidas com fábrica em Uberlândia, explica que o contato com redes do varejo tem um papel essencial para o aumento da presença de mercado. Criada há 60 anos, sua distribuição alcança as lojas do Assaí em Minas Gerais, Goiás e Brasília. “Fechamos a parceria com o Assaí desde a chegada da rede em Minas Gerais, em 2017, quando começamos a distribuir nosso produto na então recém-inaugurada loja de Uberlândia. Hoje, estamos em 8 lojas do Assaí em MG (Belo Horizonte, Ipatinga, Sete Lagoas, Minas Shopping, Uberlândia, Contagem e Betim)”, conta o Gerente de Contas do Guaraná Mineiro, Glauber Lacerda.
Desde então, a parceria entre o Guaraná Mineiro e o Assaí tem apresentado resultados cada vez melhores para a empresa de bebidas. “Hoje, a loja de Uberlândia é a loja física onde mais vendemos, tanto em volume quanto em faturamento”, conta Glauber. “Um ano após a parceria com o Assaí, aumentamos as vendas em 57%, considerando o volume de hectolitros do nosso mix de refrigerante, e crescemos 82% em água mineral no mesmo período”, ilustra o Gerente.
A Diretora Comercial do Assaí Atacadista, Hellen Lima, explica que um dos principais objetivos da priorização de fornecedores(as) locais é a experiência do(a) cliente. Por meio da disponibilização de marcas regionais nas gôndolas, o(a) consumidor(a) cria identificação com a rede, enxergando nela um lugar para os produtos de sua preferência. “O fornecedor(a) regional tem um olhar qualificado para as demandas da região, uma vez que trabalha justamente pensando nos hábitos e tendências de consumo que cada localidade tem. Essa parceria é essencial para o Assaí, pois é o que nos destaca em meio à operação regionalizada que temos”, complementa a Diretora.
“Não só o varejo ganha com esse trabalho. O Brasil como um todo se beneficia, pois o incentivo e a valorização de produtores(as) e fornecedores(as) locais tem grande contribuição para a geração de emprego, renda e estímulo à economia regional, uma vez que contribui com o desenvolvimento de negócios de todos os tamanhos (pequeno, médio e grande porte)”, finaliza Hellen.