ASSAÍ APOSTA EM MARCAS BAIANAS PARA APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO E FOMENTO À ECONOMIA LOCAL

Rede de atacarejo reforça a valorização de produtos regionais e o relacionamento com fornecedores locais para se destacar na economia baiana

Vista de cima da sede da Vida Alimentos, em Jequié, na Bahia (Foto: divulgação/Vida Alimentos)

Vista de cima da sede da Vida Alimentos, em Jequié, na Bahia (Foto: divulgação/Vida Alimentos)

Bahia, junho de 2024 – Cerca de 35% dos(as) fornecedores(as) do Assaí Atacadista, na Bahia, são regionais. Por meio dessa abordagem, o atacadista busca reforçar a sua presença e impacto positivo no Nordeste e, com a parceria de fornecedores (as) locais, como a Vida Alimentos, a Companhia busca a personalização da experiência de compra e excelência no atendimento ao cliente.

A adaptação de produtos regionais às gôndolas é um processo que promove a cultura local e gera novas oportunidades comerciais para outros estados. Fábio Santos, Diretor Regional do Assaí na Bahia, Sergipe e Petrolina (PE), destaca que esse tipo de parceria cria um diferencial dentro do varejo alimentar, beneficiando, principalmente, os(as) pequenos(as) empreendedores(as) e facilitando a disponibilidade de produtos em loja de maneira rápida.

“Hoje, 45% do nosso público é formado por pela Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, pequenos(as) e microempreendedores(as), transformadores etc. São essas pessoas que se dirigem às lojas do Assaí todos os dias para abastecer os seus estabelecimentos graças ao modelo de negócio que adotamos, baseado em preços cerca de 10% abaixo do varejo tradicional, sortimento amplo e diversidade de meios de pagamento. Contudo, o grande diferencial para a conquistar a confiança, regionalmente, é a proximidade que temos com os(as) nossos(as) fornecedores(as) locais, pois é justamente com eles(as) que conquistamos uma personalização da compra assertiva, além de agilidade e consistência na disponibilização do produto em loja”, explica o Diretor.

PARCERIA COM A VIDA ALIMENTOS

Entre as marcas envolvidas na parceria com o Assaí está a Vida Alimentos. Sediada em Jequié, no interior da Bahia, a empresa atua no beneficiamento, venda e distribuição de açúcares, grãos e derivados. A parceria começou a partir da inauguração da segunda loja da atacadista no estado, em Feira de Santana, em outubro de 2013. Desde então, trabalham em modelo de parceria que inclui todas as 29 lojas do Assaí na Bahia e em Sergipe (capital e interior).

Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos, explica que com os avanços observados ao longo dos anos, surgiu a oportunidade de criar um modelo de sinergia entre as equipes baseado na abertura e disponibilidade em discutir o mercado e analisar, por meio de pesquisas, as particularidades de cada região e descobrir aspectos estratégicos para a inserção do produto nas cidades do estado.

“Para chegar em um lugar, precisamos ter muito bem mapeado diferentes aspectos locais, como o poder de compra dos(as) habitantes, aspectos culturais que influenciam no consumo, preferências de produtos e os melhores momentos do ano para inseri-los, entre outras particularidades. Esse processo só pode ser bem-feito se trabalharmos com empresas que acreditam no diálogo e no alinhamento periódico para entender o mercado. Assim, conseguimos identificar chances de ganho e a resolver quaisquer situações mais rapidamente”, afirma Matheus.

REGIONALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA

Uma das vantagens que as marcas baianas têm ao fazerem parte do mix de produtos do Assaí é a abrangência territorial oferecida. Os itens podem estar presentes em diferentes localidades simultaneamente, alcançando outros pontos de venda e superando questões logísticas de acesso a territórios com difícil inserção geográfica. Essa característica, aliada à facilidade com que as equipes tiveram de trabalhar em conjunto e de conseguir benefícios com a união de ambas as empresas fez com que a Vida Alimentos desenhasse uma marca de produtos para venda exclusiva nas lojas do Assaí.

Na Bahia, por exemplo, o arroz, feijão e açúcar “Do Chef” ganharam espaço nas prateleiras do estabelecimento. A iniciativa, segundo Matheus, surgiu dos alinhamentos e conversas semanais protagonizados pela equipe das duas Companhias, que identificaram, por meio de análise de estudos de tendência de consumo, a priorização e fidelização da clientela baiana aos alimentos da cesta básica. “Mesmo com diferenças entre as regiões, identificamos o padrão de procura por esses produtos. Sendo assim, unimos a abrangência territorial do Assaí e o nosso conhecimento para desenhar uma mercadoria personalizada, seguindo a demanda do(a) cliente e, sobretudo, mantendo todas as propriedades nutricionais que um alimento de qualidade tem e precisa”, contextualiza o CEO. 

Fábio finaliza explicando que toda essa estratégia é pensada em benefício dos(as) clientes. “Cuidamos da regionalização como uma maneira de inserção local e, ainda, de aproximação com o público. Somado, 22% dos nossos fornecedores em Bahia, Sergipe e Petrolina são regionais, o que ilustra um compromisso nosso em definir e estabelecer esse critério como padrão em nosso trabalho regional. Queremos sempre estar onde os(as) nosso(as) clientes estão, colocando-os(as) no topo das nossas prioridades e valores da cultura interna da empresa. Esse tipo de abastecimento complementa a indústria, sobretudo no interior por uma questão logística, portanto, ficamos realizados quando os(as) fornecedores(as) regionais acreditam no nosso trabalho, pois são eles(as) que trazem energia e vida para as nossas lojas”, adiciona.

A Bahia é o 3º estado com maior quantidade de lojas do Assaí em todo o país, se consagrando como um grande mercado para a Companhia, além de ser o estado onde o Assaí tem a maior quantidade de lojas no Nordeste. O atacadista já contabiliza 24 lojas na região, reforçando o seu espaço como uma das redes favoritas dos baianos.   

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem 293 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar. Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo - Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry - da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero. 

 

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!