Delicadeza à mesa
06/10/2015 - 16h
Com a chegada da primavera, a presença das flores se espalha por tudo! Nas ruas, jardins, estampas de roupas e – por que não – no cardápio. Flores comestíveis podem aparecer em saladas, caldas, molhos ou enfeitando bolos, doces e tortas.
Incluir as flores nos pratos os deixará mais bonitos, saborosos e encantará os olhos de quem vê, mas é preciso saber quais flores usar. Elas devem ser cultivadas sem venenos ou pesticidas. Nem todas são comestíveis.
As famosas rosas, que servem há anos para enfeitar mesas ou presentear pessoas, podem também fazer bonito na mesa como ingrediente. Elas são utilizadas normalmente em receitas de sorvetes, coberturas e molhos, e podem aparecer em pétalas ou como água de rosas. (Lembrando que elas precisam estar livres de agrotóxicos.)
Outras flores que podem ser comestíveis são a lavanda, a capuchinha, a violeta, o amor-perfeito e o cravo. É importante se certificar de que todas elas tenham sido cultivadas com o intuito de ser consumidas. Para prepará-las, lave-as com cuidado para não machucar as pétalas, tire os estames e o pistilo do centro da flor e seque-as.
Sirva as flores com muita criatividade para impressionar os seus clientes!