Dicas para assar peixes, carnes e legumes na churrasqueira
06/10/2015 - 14h
Nada como o sabor de algo feito na brasa! A carne vermelha (o bom e velho churrasco), os legumes, um peixinho ou camarão, tudo fica uma delícia. Tem quem arrisque até assar algumas frutas como sobremesa.
Para quem pretende variar e assar um peixe na churrasqueira, a principal dica é: não esqueça do papel alumínio! Depois de escolher qual peixe assará, lave-o, deixando-o bem limpo, tempere a gosto e envolva o peixe em quatro camadas de papel alumínio. Esse cuidado permitirá que o peixe não fique ressecado.
Os legumes são uma ótima opção para acompanhar tanto o peixe assado como o churrasco tradicional. Para assá-los na grelha, é ideal cortá-los em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que fiquem prontos ao mesmo tempo. Outro segredo importante é regar os legumes já cortados com azeite de oliva, temperar com sal e pimenta e embrulhar em papel alumínio antes de colocar na grelha.
Se a opção for o churrasco comum, com carne vermelha, aí vão três dicas para deixá-lo ainda mais saboroso: espere todo o carvão estar em brasa para colocar a carne, uma vez que a queima inicial do carvão libera alcatrão, que é extremamente tóxico; para ter um melhor resultado do grelhado é ideal trabalhar com porções menores – de 400 a 600 gramas de carne –, e manter a capa de gordura nas peças, ideal para dar sabor e suculência à carne (se preferir retirá-la, faça isso após a carne já assada).