Compartilhe

Comida sobre rodas

Os food trucks, vistos como uma tendência nos Estados Unidos nos últimos anos, desembarcaram no Brasil pela cidade de São Paulo e já estão se espalhando por todo o país. Montá-los, entretanto – como qualquer outro negócio –, exige cuidados, que começam com pesquisa de mercado e planejamento.

Mas, antes de qualquer coisa, o que são, afinal, os food trucks?

A definição de César Nogueira, fundador da Food Truck Negócios, uma consultoria especializada no segmento, é clara: “É qualquer tipo de comércio de alimentos montado sobre uma plataforma de tração mecânica”. Até esse ponto parece simples, mas é só a demarcação de um negócio que sobre este eixo mecânico tem se mostrado cada vez mais dinâmico e criativo.

Legislação

Para começar a pensar em abrir semelhante negócio, é imprescindível conhecer a legislação que o rege. Como a norma é municipal, cada cidade deve ter a sua, mas até agora apenas o município de São Paulo conta com a regulamentação. Em outras cidades, como Curitiba e Belo Horizonte, ela está em aprovação.

Conceito e cardápio

Para a montagem do cardápio, conforme orienta a consultora do Sebrae, as opções devem ser restritas. “O cardápio deve ser enxuto, não dá para fazê-lo muito grande. A ideia é ter um alimento base e trabalhar com variações: um sanduíche com diferentes molhos ou um pastel com diversos recheios, por exemplo”, explica Sônia.

César Nogueira reforça a importância da definição do cardápio: “Essa é uma das mais importantes decisões que você vai tomar. O conceito de seu food truck e seu cardápio podem ser os dois maiores anzóis para pescar clientes fiéis”. Ele destaca também a importância de um cardápio restrito: “Menos pratos no menu significa menos ingredientes para comprar, menos receitas para preparar e menos oportunidades para que algo dê errado. Quando o menu é centrado em torno de alguns itens-chave, você pode concentrar seu tempo e sua energia em fazer esses pratos exclusivos de forma rápida, barata e eficiente”.

O truck

“A definição do conceito e do cardápio é essencial para saber qual será a logística do negócio e quais equipamentos ele exigirá. A grosso modo, pode-se falar em um investimento total entre R$ 45 mil e R$ 300 mil para ter seu food truck finalizado, incluindo o valor do veículo sobre o qual ele será montado”, afirma Nogueira.

Você também pode
gostar de:

potes de video com legumes em conserva - conservas caseiras - Assaí Atacadista

Conservas caseiras: 4 receitas com os legumes do verão

Aumente a vida útil dos legumes com estas receitas de conservas caseiras fáceis e deliciosas!

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!