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Dia do Empreendedor: 5 erros comuns e como evitá-los

Entenda se o seu negócio está no caminho certo conhecendo erros a se evitar neste Dia do Empreendedor!

 

Você sabia que, em todo dia 5 de outubro, é comemorado o Dia do Empreendedor no Brasil?

A data surgiu em homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, criada em 1999, com a Lei n.º 9.841.

 

Há 25 anos, o país tem criado novas regulamentações e processos para facilitar a vida e a atuação dos empreendedores de todos os tamanhos e segmentos, garantindo que eles tenham novas ferramentas para lidar com os desafios do empreendedorismo.

 

Independentemente de você ser ou não um empreendedor, é fundamental fazer autoavaliações ocasionalmente, a fim de ser um profissional melhor.

Pensando nisso, trouxemos os 5 erros mais comuns na área para te deixar atento e capacitado para lidar com essas situações.

 

Durante a matéria, detalharemos os seguintes tópicos:

  • • Dia do Empreendedor - cenário no Brasil

  • • 1 - Não melhorar a comunicação interpessoal

  • • 2 - Deixar de ter um planejamento

  • • 3 - Subestimar a concorrência

  • • 4 - Não investir na divulgação do negócio

  • • 5 - Ficar na informalidade

  • • Você pode ganhar 5 milhões no Assaí e renovar seu negócio

 

Esperamos que você goste do conteúdo!

Após ler a matéria inteira, não se esqueça de compartilhar com mais pessoas.

 

banner com ícone vetorial de um pin de localização e uma cesta de compras falando sobre lojas do Assaí Atacadista perto - Dia do Empreendedor

 

Dia do Empreendedor - cenário no Brasil

Quando o assunto é empreendedorismo, o Brasil faz parte dos 10 países com o maior número de pessoas empreendedoras, ocupando o 8⁠º lugar no ranking.

A mesma pesquisa* revelou que o Brasil é um dos países com os maiores índices de empreendedores em potencial, ficando atrás apenas da Índia, em 1⁠º lugar.

*Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), realizado pelo Sebrae em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

 

Para entender um pouco mais sobre o cenário empreendedor atual, confira abaixo um breve resumo dos principais dados apresentados no Mapa de Empresas 2024**.

  • Aumento na abertura de empresas: no 1º quadrimestre de 2024, foram abertas 1,45 milhão de novas empresas.
    Se comparado ao quadrimestre anterior, o crescimento foi de 26,5% e de 9,2% em comparação ao mesmo período de 2023.

 

  • Crescimento do setor de serviços: o setor terciário, incluindo comércio e serviços, representa 84,3% das empresas ativas no país, com destaque para o setor de serviços, que, sozinho, representa 61,6%​.

 

  • Tempo de abertura de empresas: o tempo médio de abertura de empresas no Brasil caiu para 21 horas no 1º quadrimestre de 2024, uma redução significativa em comparação ao quadrimestre anterior​.

 

  • Crescimento de microempresas: 93,6% das empresas ativas no Brasil são microempresas ou de pequeno porte.
    Entre as empresas abertas nesse período, 97,5% foram microempresas.

 

  • Saldo positivo de empresas ativas: apesar do fechamento de 854 mil empresas no 1º quadrimestre, o saldo foi positivo, com 602,8 mil novas empresas ativas, consolidando um total de 21,7 milhões de empresas em operação.

 

*Pesquisa desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em relação ao 1⁠º quadrimestre de 2024.
Publicada em 17 de maio de 2024.

 

Salve para ler depois: Criatividade - ative seu lado empreendedor com filmes e documentários.

 

Apesar do saldo positivo, percebeu a quantidade de empresas que fecharam?

Esse é um sinal de alerta para que os empreendedores não se descuidem dos fatores que podem controlar, como erros que podem ser evitados.

 

Descubra quais são eles a seguir!

 

1 - Não melhorar a comunicação interpessoal

empreendedores negros conversando em uma cafeteria - Assaí Atacadista - Dia do Empreendedor

A falta de comunicação é um dos erros mais comuns, fazendo parte de 64% das empresas, até mesmo de grandes corporações, como mostrado em uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI).

 

Parece algo inofensivo, mas erros de comunicação podem gerar muita dor de cabeça, como, por exemplo:

  • • Falta de credibilidade com os funcionários

  • • Percepção negativa, afetando a reputação do negócio

  • • Conflitos por falta de clareza

  • • Perda de possíveis clientes

 

Entre outros problemas que podem ser evitados!

Isso porque não importa qual é o tipo de negócio de que você faz parte - a comunicação é uma das peças-chave para o sucesso!

Afinal, ela irá afetar seu relacionamento com os clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, investidores, entre outras pessoas envolvidas.

 

Sabendo disso, preste atenção em como é a sua comunicação escrita, verbal e até mesmo corporal para identificar o que precisa ser melhorado.

 

Caso sinta dificuldade para encontrar seus pontos de melhoria, peça a opinião de pessoas que convivem com você.

Depois disso, basta pesquisar na internet sobre técnicas, práticas e até mesmo cursos de oratória e comunicação. 

 

Recomendamos que você explore o YouTube e o TikTok para encontrar conteúdos gratuitos sobre o assunto que podem te ajudar a melhorar essa habilidade.

 

2 - Deixar de ter um planejamento

papéis com gráficos e dados - Assaí Atacadista - Dia do Empreendedor

A falta de um planejamento estratégico é um dos principais responsáveis por 48%* dos negócios fecharem em até 3 anos.

*Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Engana-se quem pensa que a empresa só precisa de um planejamento antes de abrir e que seguir confiando no sentimento e no improviso dá certo.

Para entender se o negócio está se desenvolvendo, é crucial ter um plano com objetivos, métricas e outras informações relevantes sobre a gestão, finanças e marketing definidas.

 

Então, se o seu comércio ainda não tem um plano ou ele não tem sido atualizado, sempre há tempo de retomar!

Com ele, seu negócio só tem vantagens, já que isso facilitará a tomada de decisões, precificação, previsibilidade orçamentária, entre outros aspectos.

 

Se você não sabe por onde começar, recomendamos a leitura desta matéria: 6 questões que a análise anual de negócio precisa responder.

 

3 - Subestimar a concorrência

mão branca segurando uma peça de xadrez em um tabuleiro - Assaí Atacadista - Dia do Empreendedor

Qual é a sua relação com os negócios concorrentes?

Se você não acompanha ou pesquisa sobre eles, tome cuidado, esse também é um erro!

Isso porque seu entendimento da área e do segmento de atuação depende dessa análise de ações, estratégias, entre outros movimentos da concorrência.

 

Conhecer o que eles têm feito para atrair a clientela é importante para fortalecer a estratégia do seu negócio e se destacar no mercado.

Mas atenção: o objetivo não é copiar o que outras empresas estão fazendo e, sim, adaptar o que fizer sentido para o seu negócio e seus clientes!

Use o bom senso e a criatividade para não perder a autenticidade e exibir o diferencial do seu negócio.

 

Leia também: Empreendedorismo: 3 dicas para tirar o seu negócio do papel.

 

4 - Não investir na divulgação do negócio

notebook e tablet com ícones vetoriais - Assaí Atacadista - Dia do Empreendedor

Se a sua empresa depende apenas da divulgação “boca a boca”, temos uma má notícia para você: essa não é uma estratégia sustentável e vai prejudicar seu negócio em longo prazo.

É claro que manter uma base de clientes fiéis ajuda a alcançar mais pessoas, mas essa não deve ser a única forma de divulgação de um negócio que quer crescer!

 

Os meios de comunicação online e offline são essenciais para que seu comércio se torne mais conhecido e atraia novos clientes.

 

Cartões e panfletos são úteis tanto para negócios com lojas físicas quanto online.

Já um site e redes sociais são quase que obrigatórios para qualquer tipo de negócio, afinal, é o primeiro lugar em que as pessoas vão pesquisar mais informações.

Então, tenha pelo menos 1 site e 1 rede social com informações atualizadas para seus possíveis clientes te encontrarem.

 

Inclua no planejamento ações de marketing para impulsionar a divulgação de forma estratégica.

 

Para te ajudar com isso, indicamos a leitura das seguintes matérias: Como impulsionar seu negócio com aplicativos de mensagem? e Estratégias “on” e “off”: comunicação integrada em 5 passos.

 

5 - Ficar na informalidade

pessoa assinando um documento em uma mesa - Dia do Empreendedor - Assaí Atacadista

O último erro desta lista é atuar com seu negócio na informalidade.

 

Mesmo que seu negócio seja recente, ter um CNPJ garante uma série de benefícios, como:

  • • Facilidade para conseguir empréstimos e financiamentos em instituições financeiras

  • • Emissão de notas fiscais, aumentando a credibilidade com clientes e fornecedores

  • • Acesso a benefícios previdenciários do INSS

  • • Contratação de funcionários regulamentados

 

Além de várias outras vantagens, como evitar multas e prejuízos para a empresa.

Sendo assim, confira tipos de formalização e como começar lendo a matéria: Formalização do negócio: qual o momento certo?

 

Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a deixar seu negócio no caminho certo.

 

Você pode ganhar 5 milhões no Assaí e renovar seu negócio

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Obrigada por ler até aqui e até a próxima matéria!
 

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