Compartilhe

Diferentes tipos de panelas e suas características

Dizem que panela velha é que faz comida boa, mas seria mais correto dizer que a panela certa é que vai garantir o sucesso do seu prato. Já sabe qual a panela perfeita para o seu prato que mais faz sucesso? Venha descobrir!

  • Panela de alumínio: perfeita para dourar carne e frango, mas não é recomendada para o preparo de molho de tomate ou qualquer outro ingrediente que seja ácido. É preciso muito cuidado na hora de lavar para não arranhar, pois ela pode soltar o alumínio e alterar o gosto dos alimentos. Por isso, evite esponja de aço. Para limpar o que ficou grudado, deixe um pouco de água fervendo para soltar o que sobrou no fundo da panela.
  • Panela de ferro: perfeita para caldos e alimentos refogados, que precisam de muito calor para ser preparados. Ela conserva a temperatura melhor do que os outros tipos de panela, por isso, também economiza gás. A manutenção dela exige alguns cuidados, pois pode enferrujar. Para evitar que isso aconteça, lave a panela e certifique-se de que está bem seca antes de guardá-la; dá até para deixá-la dentro do forno que ainda está quente depois de assar algum prato.
  • Panela de barro: muito usada antigamente, ela foi aos poucos sendo trocada pela panela de ferro, afinal, os dois tipos conservam a temperatura dos alimentos por mais tempo. A desvantagem da panela de barro é que ela precisa de muito cuidado para ser higienizada, para evitar a proliferação de bactérias que podem contaminar a comida.
  • Panela de inox: a mais popular atualmente, tanto pela praticidade quanto pela distribuição de calor; por isso, ela é ideal para a maioria dos preparos. O único cuidado é na hora de preparar os pratos que precisam de óleo quente, pois ela pode esquentar demais e fazer com que a comida passe do ponto.
  • Panela antiaderente: revestida com material antiaderente, é ideal para preparos que não precisam de óleo. É preciso bastante cuidado na hora de usá-la e evitar utensílios de metal, que podem riscar e remover a cobertura de politetrafluoretileno. Na hora de lavar, o ideal é evitar esponjas de aço e esfregar apenas com o lado macio das esponjas tradicionais.
  • Panela de vidro: muito higiênica, ela é ótima para o preparo de frituras, pois é transparente e dá para ver se as partes estão sendo fritas por igual. O ponto negativo é que ela não distribui o calor muito bem, podendo grudar ou passar do ponto.
  • Panela esmaltada: normalmente ela é colorida e a parte esmaltada não se solta na comida. O ideal é usá-la para preparos básicos como arroz.

Você também pode
gostar de:

notas de dinheiro real brasileiro - prêmio milionário - Assaí Atacadista

Prêmio milionário: o que fazer com os 5 milhões dos 50 anos do Assaí?

Prepare-se para o prêmio milionário do Assaí e venha sonhar com estas superdicas!

mapa antigo com pão, xícara de café e um compasso em cima - Assaí Atacadista - dia do pão

Dia do Pão: um tour pelos pães típicos da cada continente

Descubra como são os pães em diferentes partes do mundo e celebre o Dia do Pão com estas curiosidades!

mulher branca empreendedora sorrindo olhando para um tablet no meio de um mercadinho - Assaí Atacadista

Dicas para seu supermercado faturar mais

Torne seu mercadinho mais estratégico e aumente o faturamento em 2024 com estas dicas do Blog Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!