Como preparar seu negócio para o recesso de ano novo?
30/12/2024 - 06h
Conheça as vantagens e desvantagens do recesso de Ano-Novo para pequenos e médios comerciantes!
Nos últimos dias do ano, é comum que o time de funcionários pergunte sobre o recesso de Ano-Novo.
Por isso, os empreendedores e líderes precisam estar na mesma página em relação ao assunto, com as informações estruturadas para comunicar a todos.
Esse processo também afeta a clientela, portanto, não pode ser adiado!
Mas, afinal, vale a pena ter um recesso de Ano-Novo?
Na matéria de hoje, apresentaremos as vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas na hora de tomar essa decisão, além de ações essenciais para preparar seu estabelecimento.
Dê uma olhada nos principais assuntos que serão abordados na lista abaixo:
• Recesso de Ano-Novo: prós e contras
• Férias coletivas
• Comunicação para a clientela
• Estratégia para vendas
• AMANHÃ: o dia ideal para fazer compras no Assaí
Continue a leitura para saber mais!
Recesso de Ano-Novo: prós e contras
Sabemos que a época de festividades tem um grande impacto no mercado.
As vendas de determinados produtos e serviços tendem a aumentar no fim do ano, portanto, é fundamental que os negócios tenham uma boa estratégia para aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Mas, justamente por isso, esse período costuma ser estressante para os funcionários e empreendedores, então uma pausa teria um resultado positivo.
Esses questionamentos passaram pela sua cabeça?
Para ajudar você a tomar essa decisão, preparamos uma tabela com os prós e contras de ter ou não um recesso de Ano-Novo, veja só:
PRÓS | CONTRAS |
Pausa para descansar: o time e o dono recuperam as energias para o próximo ano. | Perda de receita: o negócio deixa de faturar durante os dias de recesso. |
Planejamento estratégico: tempo livre para organizar metas e ações para o ano seguinte. | Clientes insatisfeitos: o recesso pode gerar frustração nos consumidores que precisam de serviços ou produtos nesse período. |
Redução de custos: menos despesas com energia, água e materiais durante o fechamento. | Concorrência ativa: outros negócios podem aproveitar a pausa para ganhar mercado. |
Fortalece a equipe: o descanso melhora o clima organizacional e aumenta a motivação das pessoas. | Dificuldade de retomada: dificuldade para recuperar o ritmo após a pausa. |
Mais tempo com a família: dias de folga ajudam a equilibrar a vida pessoal e profissional. | Fluxo de caixa comprometido: menos entrada de dinheiro pode impactar os pagamentos. |
Manutenção preventiva: o período pode ser usado para reparar equipamentos e/ou a estrutura. | Risco de esquecimento: clientes podem buscar outras opções e a percepção da marca pode ser rebaixada. |
Reduz o estresse: alivia a pressão acumulada ao longo do ano. | Problemas com fornecedores: prazos diferentes, impactando nas entregas dos produtos para abastecimento. |
Atualização de estoque: o recesso ajuda a fazer balanço e reposição de produtos. | Perda de vendas sazonais: algumas oportunidades de vendas podem ser perdidas. |
Tempo para inovação: essa pausa estimula a criatividade para estudar o mercado e pensar em novos produtos ou serviços para o negócio. | Desafios com a equipe: nem todos os funcionários podem concordar com o recesso. |
Reconexão com clientes: aproveite para planejar ações de marketing para o retorno. | Dependência do fluxo de janeiro: se janeiro for fraco, o impacto financeiro poderá ser significativo. |
Há outros fatores que também não podem ser deixados de lado!
Continue lendo para descobrir quais são eles.
Férias coletivas
O recesso de Ano-Novo é um benefício oferecido pelas empresas.
Sendo assim, seu negócio pode definir quantos dias de folga remunerada a equipe terá.
Para não desfalcar o comércio, é possível combinar uma escala de folgas, alternando entre os departamentos.
Entretanto, as férias coletivas também são uma opção viável, apesar de mais burocráticas.
Nesse caso, será preciso comunicar o sindicato da categoria e o Ministério do Trabalho com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
O período mínimo das férias coletivas é de 10 dias corridos e precisa ser comunicado para a equipe de forma escrita.
Para cumprir todas as regras trabalhistas, não se esqueça de lançar as informações no eSocial e realizar o pagamento do salário + ⅓ de adicional até 2 dias antes do início das férias.
Isso se a equipe estiver sob o regime CLT; para prestadores de serviço com a contratação PJ, esse período de folga pode ser acordado, mas não será remunerado.
Comunicação para a clientela
Como mencionado na tabela, um dos fatores a serem considerados é a clientela.
Ela precisa saber se o comércio estará em funcionamento ou não durante o final e o início do ano.
Para isso, use todos os canais possíveis para avisá-los, como, por exemplo:
• WhatsApp
• Posts nas redes sociais
• Aviso no site/e-commerce
• Banners na loja física
• Cartão com aviso nos pedidos por delivery
• E-mail
Esse comunicado precisa conter informações sobre os dias em que o estabelecimento será afetado. Caso ele seja fechado, inclua a data de retorno no aviso.
Além disso, é importante ter formas de contato de emergência, caso o cliente tenha algum problema com os produtos/serviços do negócio.
Quanto antes a clientela for avisada, melhor são as chances de obter uma resposta positiva.
Estratégia para vendas
Por fim, o recesso é um excelente período para se preparar para o próximo ano.
O planejamento estratégico pode ser feito antes ou depois da folga.
Afinal, de qualquer maneira, ele será essencial para guiar os próximos passos.
E, para que esse processo seja assertivo, não se esqueça de analisar o ano passado.
Para te ajudar com esse assunto, recomendamos a leitura da matéria: 6 questões que a análise anual de negócio precisa responder.
O Assaí deseja boas festas e um feliz e próspero Ano-Novo para o seu comércio!
Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe com mais pessoas.
AMANHÃ: o dia ideal para fazer compras no Assaí
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E assim finalizamos esta matéria do Blog Assaí. Obrigado por ler até aqui!
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