Compartilhe

Como cultivar sua própria horta em casa

Veja dicas de como ter uma horta em casa para consumo próprio

Que tal organizar o jardim ou a varanda para cultivar sua própria horta em casa? Além de terapêutica, a prática incentiva o consumo consciente e o bem-estar, além de propiciar alimentos livres de agrotóxicos e saudáveis.

Para isso, reserve um cantinho especial onde você mora ou no ambiente em que você deseja criar suas plantinhas: precisa ser um local bem arejado, com iluminação natural e organizado.

Começando sua horta

Primeiro, você vai precisar ir a uma floricultura, uma loja de casa e um jardim ou um ponto de venda de confiança que tenha os insumos para o seu jardim em casa.

Adquira todos os itens de jardinagem e espécies de plantas de que você vai precisar, como vasinhos, terra, adubo, sementes, pás, rastelinhos, regadores, tesoura para poda, entre outros.

Na sua casa, prepare uma mesa ou bancada para criar sua horta. É importante uma superfície plana e, de preferência, lisa e clara para manter a limpeza.

As primeiras plantas

Para montar as mudas, faça direto na terra (se você tem um jardim ou uma área externa) ou comece a plantar em vasinhos com uma sequência simples de preparo:

1 – Coloque o vasinho sobre um prato ou recipiente, que servirá como base/suporte. Se o vaso que você comprou não tem aberturas embaixo, faça pequenos furos para circular o ar e escorrer a água das plantas.

2 – No fundo, coloque um pouco de argila expandida (vendida em lojas de jardinagem ou supermercados) para ajudar na drenagem da sua muda.

3 – Opcionalmente, coloque um tecido poroso na próxima camada, acima da argila. Pode ser um filtro de café ou um tecido ecológico para melhorar a qualidade da sua horta. Isso ajuda a não entupir os furos do vaso e a manter sua bancada limpa.

4 – Depois, é hora de colocar a terra com o composto (compostagem orgânica), que servirá de adubo e fonte de nutrientes para as sementes germinarem.

5 – Coloque as sementes das espécies que preferir: podem ser temperos, flores, cactos ou qualquer variedade que dê para cultivar aí no ambiente que você escolheu. Cubra bem com a terra fértil e regue levemente (sem excesso de água, para não sobrecarregar a planta e umedecer demais o solo).

6 – Para finalizar, cubra tudo com matéria seca: pode ser serragem, folhas secas ou areia, para fazer uma camada de proteção e ajudar na respiração do solo.

É importante deixar sua planta em contato direto com a luz do sol, longe de chaminés e no nível mais elevado possível para aproveitar o melhor clima e fazê-la crescer saudável.

Certamente, tudo depende da variedade que você pretende cultivar, mas essas são táticas simples e que funcionam para montar sua horta em casa ou no seu estabelecimento.

Que tal colocar essa dica em prática e revitalizar o seu ambiente com uma horta personalizada?

Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas e convidamos você a continuar aqui no Blog Assaí! Ainda tem muito conteúdo legal feito para melhorar o seu dia a dia e levar informação até você.

Você também pode
gostar de:

prato preto com receita de carpaccio - receitas sofisticadas - Assaí Atacadista

4 receitas sofisticadas para degustar e se sentir milionário

Crie um cardápio requintado com receitas sofisticadas e celebre ocasiões especiais em grande estilo!

Limpeza eficiente para quem quer deixar a casa brilhando em pouco tempo

Parece milagre, mas são os produtos Cif fazendo o trabalho pesado por você!   

Volta às aulas com Chambinho e uma lancheira prática e saudável

Opção nutritiva e saborosa para as crianças, fácil e prática para os pais  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!