MUDANÇA DE GESTÃO
Em 2007, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) adquiriu 60% do Assaí e, no ano seguinte, iniciou uma reestruturação, expandindo suas operações para o Rio de Janeiro e os estados do Nordeste. Em 2009, o GPA assumiu o controle total da rede.
Já em 2010, sob a liderança de Belmiro Gomes, o Assaí inaugurou em Osasco, na Grande SP, seu primeiro Centro de Distribuição. Com ampla experiência no setor de atacarejo, Belmiro modernizou a rede ao focar a simplicidade e a agilidade, sem perder a essência de servir pequenos transformadores, o que impulsionou a expansão nacional do Assaí no segmento de autosserviço.
Nos anos seguintes, a rede acelerou sua expansão, com a abertura de lojas em todas as regiões do Brasil, apostando em um formato de ponto de venda moderno e confortável, além de recorrer a estratégias de comunicação regionalizadas. Em 2021, a empresa se separou do GPA, abrindo capital na B3 e na Bolsa de Nova York. No mesmo ano, adquiriu 71 lojas do Extra Hiper, o que alavancou ainda mais seu crescimento.
No ano seguinte, foi a vez de quebrar recordes, com a inauguração de 60 novas lojas, gerando 16 mil empregos diretos e contribuindo significativamente para a economia de várias cidades do país.

O nome Assaí, inspirado no japonês "Asahi" (sol da manhã), ainda está no logotipo da empresa, que mantém o sol como elemento central. Mais que um nome, tornou-se o símbolo de um novo amanhecer no comércio atacadista.
CULTURA DA EMPRESA
No Assaí, há uma cultura de simplicidade e proximidade, que promove um ambiente de colaboração e respeito mútuo. A simplicidade guia as relações interpessoais e os processos internos, incentivando os colaboradores a terem senso de pertencimento e agir com mentalidade de dono, sempre visando ao bem coletivo.
Essa cultura também se reflete no atendimento aos clientes, que veem no Assaí um parceiro confiável e presente em todas as etapas do crescimento de seus negócios, que mantém sua essência de apoio aos pequenos empreendedores, mesmo diante do crescimento acelerado da rede.
UMA GIGANTE NO MERCADO
Hoje, o Assaí é uma das maiores empresas de atacado de autosserviço do Brasil, com mais de 290 lojas espalhadas por todo o país e uma força de trabalho de mais de 60 mil colaboradores.
Essa jornada de sucesso foi pavimentada por decisões estratégicas, como inovação no layout das lojas, atenção ao conforto dos clientes e cuidado com a organização interna, que refletem o compromisso do Assaí de proporcionar uma experiência única de compra.
Cada loja, com seus corredores amplos e ambiente acolhedor, faz questão de transmitir a sensação de que o cliente está no lugar certo para abastecer seu negócio ou fazer suas compras para o lar.
Desde sua fundação, o Assaí entende que o sucesso da rede está intimamente ligado ao sucesso dos pequenos e médios empresários. Para fortalecer esse vínculo, a empresa criou a Academia Assaí Bons Negócios, que tem como missão capacitar e empoderar empreendedores.
APOIO AO EMPREENDEDOR
Com conteúdos gratuitos voltados para a gestão de negócios, finanças e marketing, a Academia Assaí Bons Negócios é uma ferramenta poderosa para aqueles que buscam crescer e se profissionalizar.
Assim acontece também com outros canais, como esta revista — que acabou de comemorar 10 anos de existência - e o mais recente podcast, Negócio em Dia. Além da Academia, o Prêmio Academia Assaí celebra as histórias de sucesso dos clientes da rede, reconhecendo os esforços e as conquistas daqueles que transformam desafios em oportunidades.
O Assaí não se limita a vender produtos; ele faz parte da construção de histórias de crescimento, impacto e transformação. Com iniciativas como essas, a empresa reafirma seu compromisso com o empreendedorismo brasileiro, promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Sustentabilidade: compromisso com o futuro
O Assaí entende que o crescimento econômico deve estar aliado à responsabilidade socioambiental e, por isso, investe em práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e promover um futuro mais verde.
A empresa adota tecnologias para economizar energia, como iluminação eficiente e sistemas de reaproveitamento de água nas lojas, além de iniciativas de reciclagem e gestão de resíduos.
Outro destaque nesses 50 anos do Assaí é o Programa de Doação de Alimentos Destino Certo, que leva produtos não comercializáveis, mas ainda próprios para consumo, a organizações assistenciais, combatendo o desperdício e apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com essas ações, o Assaí se posiciona como mais que um gigante no setor, assumindo um papel de agente de transformação social e ambiental e gerando impacto positivo tanto para a sociedade quanto para seus clientes e o meio ambiente.
