TikTok para negócios: 3 truques para divulgação de eventos
18/10/2023 - 18h
Saia na frente da concorrência aprendendo como usar o TikTok para negócios!
Ei, empreendedor, tá na hora de atualizar seus conhecimentos sobre redes sociais.
Sabia que, segundo a Forbes, o TikTok é a marca mais valiosa do mundo?
Isso mesmo — e ela também é a rede social mais popular entre o público jovem.
E não para por aí!
Uma pesquisa realizada pelo TikTok no Brasil mostrou que 75% dos usuários acreditam que a rede social consegue aproximar pessoas e negócios.
Sabendo disso, você precisa saber como usar o TikTok para negócios!
Calma que vamos te ajudar nessa tarefa.
Leia a matéria completa e aprenda 3 truques de divulgação nessa nova rede com a gente.
TikTok para negócios: vantagens de usar a plataforma para divulgar seu negócio
Além do que mencionamos na introdução, usar o TikTok para negócios tem as seguintes vantagens:
1 - Alcançar um público mais jovem
Independente do tipo de negócio que você possui, cativar um público mais jovem é muito vantajoso, já que ele pode impulsionar o engajamento do seu conteúdo, comentando, compartilhando, etc.
Outro benefício é o reconhecimento da marca.
Afinal eles podem não ser o público-alvo, mas conhecendo seu negócio eles podem recomendar para familiares e conhecidos que podem ser clientes em potencial.
2 - Usar filtros e edições criativas para os vídeos
O TikTok é uma rede onde você pode explorar toda a sua criatividade.
Isso porque o que seria considerado estranho em outras redes, lá é um diferencial que pode destacar o seu negócio da concorrência.
Dependendo do seu orçamento, é possível até criar um filtro próprio para incentivar o público a engajar com o conteúdo do seu negócio.
3 - Chance de viralizar um vídeo, tornando seu negócio mais conhecido
Com criatividade e sorte, o conteúdo do seu negócio pode se tornar viral!
Já pensou? Isso faria mais pessoas reconhecerem seu trabalho, atraindo até novos clientes.
Não existem formulas mágicas para tornar um vídeo viral, mas ter um conteúdo autêntico e genuíno é uma boa forma de começar.
Isso porque os usuários dessa rede valorizam muito conteúdos que “saem da caixinha”.
Por isso estude e produza conteúdos diferentes pra conquistar seu público e ter mais chances de viralizar.
4 - Possibilidade de criar uma comunidade com o público
Outra vantagem de criar conteúdos para o TikTok é cativar o público de uma forma que eles formaram uma comunidade.
Isso significa que eles terão apreço pelo seu negócio e o que ele representa.
Podendo até indicar para outras pessoas que também gostem do conteúdo e consequentemente do seu produto/serviço.
5 - Criar anúncios personalizados para alcançar seu público-alvo
Por fim, o TikTok possui ótimas ferramentas de marketing para atrair mais pessoas para o seu perfil!
É possível criar anúncios personalizados, segmentando conforme o seu público-alvo.
Dessa forma você alcançará pessoas qualificadas que não serão apenas seguidores, e sim clientes em potencial.
Entendeu a importância de você não ficar de fora dessa rede social?
A seguir, vamos nos aprofundar em 3 truques para usar o TikTok para negócios.
Continue lendo para aprender!
Leia também: 5 dicas para ajudar seu negócio a ser encontrado na internet.
1 - Estratégia: conheça seu público-alvo
Para começar, cada rede social tem características e algoritmos diferentes.
Isso significa que cada uma delas exige uma estratégia distinta, afinal, o que funciona bem em uma pode não funcionar bem em outra.
Sabemos que montar uma estratégia é uma tarefa trabalhosa, mas ela é essencial para ter sucesso na divulgação do seu negócio.
A base para uma estratégia eficiente é conhecer o seu público-alvo.
Para isso, você deve conseguir responder às seguintes perguntas:
● qual é a faixa-etária do seu cliente ideal?
● são homens, mulheres, etc.?
● onde eles moram, o que fazem, como é o seu dia a dia?
● como eles se comportam? Que horas usam o TikTok?
● quais os seus hobbys e interesses?
E o mais importante: que problema eles têm que só o seu negócio pode resolver?
A que necessidade deles seu negócio atende?
Parece muito complexo saber todas essas informações, mas, com uma boa pesquisa de mercado e de público, você poderá responder a cada uma.
Sabendo o básico sobre elas, você já poderá começar a criar a sua estratégia de conteúdo.
Um exemplo prático:
Se o seu negócio quer alcançar o público +40, a melhor estratégia não é por meio de dancinhas e, sim, com um conteúdo mais informativo e o tipo de humor de que eles gostam.
Aprenda mais sobre o assunto com a matéria Quais são as melhores redes sociais para negócios?
2 - Aprendendo a linguagem do TikTok para negócios
Conhecer a linguagem da rede também é muito importante para alcançar seu público!
Isso porque existem diferentes tipos de formatos de vídeos, como:
● informativo
● mostrando o dia a dia em 1ª ou 3ª pessoa
● vídeo satisfatório do processo de preparo de algo
● vídeo com listas e dicas de algo
E muito mais, afinal, o TikTok está em constante evolução e, com a criatividade dos criadores de conteúdo, a tendência é que aumentem as opções de formatos.
Teste diversos formatos e estude os dados da performance de cada um deles para entender qual faz mais sentido para o seu público.
3 - Fique por dentro das trends
O TikTok é o berço de muitas tendências!
Sendo assim, reserve um tempo do seu dia para estudar sobre os vídeos mais populares da plataforma e como você pode adaptá-los para o seu negócio.
Recomendamos que você se inscreva na newsletter do TikTok.
Ela é muito útil nesse sentido, já que envia semanalmente, por e-mail, quais são os vídeos e trends mais populares daquela semana.
Não se esqueça de incluir uma legenda curta com CTA, links, e hastags para aumentar seu alcance.
Esse é um assunto muito relevante, por isso, recomendamos que você aprofunde seus conhecimentos com pesquisas e até mesmo cursos de profissionais de confiança.
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