Sorveteria: os 4 passos de um projeto de sucesso
22/09/2023 - 12h
Aprenda a abrir uma sorveteria e a lucrar com a venda de sorvete!
Está pensando em abrir um negócio alimentício, mas não sabe qual?
Então considere uma sorveteria como opção, afinal, o sorvete é um dos doces queridinhos do público, e sempre está em alta.
Mas, como todo empreendimento, você precisa considerar todos os aspectos primeiro para entender se vale o investimento e se ele trará retorno.
Para facilitar a sua análise, trouxemos pontos básicos, mas extremamente importantes para te ajudar a decidir!
Continue lendo e venha com a gente aprender mais sobre sorveterias e como vender sorvete.
As vantagens de ter uma sorveteria como negócio
Para entender se ter uma sorveteria é um negócio vantajoso, considere a sua região.
Sua sorveteria tem mais chances de ser um sucesso em regiões:
● com o clima quente na maior parte do ano
● perto de praias/litoral
● com muitos turistas
● perto de festivais e eventos culturais
Agora, para regiões frias, talvez não seja uma vantagem, isso se você quiser vender sorvetes exclusivamente.
Uma boa opção para lidar com as estações mais frias e ainda ter lucro é oferecer outros produtos para acompanhar o sorvete, como:
● café
● tortas
● sobremesas
● chocolate quente
Tendo em mente essas questões, você poderá seguir para os próximos passos!
Confira a seguir.
1º passo — análise da concorrência
Seja para vender sorvete ou para outro tipo de negócio, essa é sempre uma das primeiras tarefas a serem realizadas.
Saiba onde estão localizadas as outras sorveterias da região, como:
● escolas
● teatros
● pontos de ônibus
● condomínios residenciais
A partir disso, estude quais produtos esses estabelecimentos vendem além de sorvete.
Entenda qual é a estratégia de marketing de cada um, quais possuem redes sociais, site, etc.
Outro ponto importante ao qual você deve prestar atenção é a forma de atendimento.
Esses e outros aspectos vão te ajudar a entender melhor como posicionar o seu negócio de sorvete, criando uma estratégia forte para vendas.
2º passo — diferencial do cardápio e do serviço
A venda de sorvete não é nenhuma novidade no mercado, por isso, você precisa se destacar dos demais negócios.
A recomendação de especialistas é que não adianta querer competir com a concorrência apenas com o preço.
A melhor estratégia, é focar na excelência dos produtos e serviços oferecidos pela sua sorveteria.
Por isso, a análise da concorrência é muito importante.
Com ela em mãos, você poderá encontrar pontos de melhoria que o seu negócio pode implementar para se diferenciar e conquistar a clientela.
Que tal explorar sabores diferentões? Como, por exemplo:
● algodão-doce
● chá-verde
● cerveja
Ou até mesmo formatos e formas “estranhas” de servir o sorvete.
Essas são algumas opções para não ser apenas mais uma sorveteria e, sim, um negócio promissor.
Lembre-se que ter um bom nome e uma identidade visual criativa também conta como um diferencial e ajuda a atrair o público.
Leia também: Conheça uma sorveteria com sabores inusitados.
3º passo — público-alvo e clientes
Para quem você quer vender sorvete?
As perguntas a seguir podem te ajudar com a resposta:
● faixa etária (crianças, jovens, adultos e idosos)
● qual é o poder aquisitivo
● o público é composto de pessoas que estudam em colégio ou faculdade?
● pessoas que costumam frequentar sorveterias em grupo (amigos, família)
● até qual valor estão dispostos a pagar
Além das perguntas que você julgar necessário saber.
Para conseguir responder a essas questões, é necessário ter uma análise detalhada da ideia do negócio.
Isso significa que você precisa ter um planejamento completo, contendo:
● previsão de receitas
● previsão do investimento inicial
● sempre ter um aporte financeiro de emergência
● custo dos procedimentos operacionais
E muito mais, pois, como um empreendedor, você precisa estar preparado para tudo.
O processo pode ser longo, mas é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua sorveteria.
Confira a matéria: 5 receitas de sorvete para fazer em casa.
4º passo — local e equipamentos
Por fim, a escolha do local e dos equipamentos é crucial.
Ao longo do conteúdo, já deixamos algumas dicas em relação ao local, mas reforçamos que você precisa instalar a sua sorveteria em um ponto que possui grande fluxo de pessoas.
Shoppings, galerias e bairros residenciais também são boas opções de locais.
Em relação aos equipamentos, esteja preparado para fazer um grande investimento.
O custo aproximado é de R$ 30 mil reais, que envolve os seguintes equipamentos:
● balcão de atendimento
● freezers
● embalagens plásticas
● terminais eletrônicos de Ponto de Venda (PDV)
● mix de milk-shakes
● balanças, mesas e cadeiras (variando conforme o tamanho do negócio)
● utensílios para armazenamento
● batedeiras e liquidificadores industriais
● embaladoras
● fogão semi-industrial
● maturadores
Com esses equipamentos, você terá uma estrutura básica para a sua sorveteria.
Mas, caso você queira começar com um investimento menor, outras alternativas são:
● máquina de sorvete expresso
● carrinho para venda ambulante
Ou até mesmo vender na garagem da sua casa, caso você tenha espaço e esteja em uma região vantajosa.
Tudo bem começar com um negócio pequeno — conforme os lucros forem entrando, você poderá investir no crescimento da sua sorveteria.
Leia também: 5 receitas de sorvete para fazer e testar em casa.
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