Descubra como fazer uma redução de custos no seu comércio
17/03/2025 - 12h
Não deixe seu negócio ficar no vermelho! Confira as dicas do Assaí e veja como iniciar um plano de redução de custos
Ter um empreendimento traz diversas vantagens, mas continua sendo desafiador!
Para manter um comércio operando e prosperando, as finanças precisam estar organizadas.
Caso contrário, o negócio pode enfrentar dificuldades, arriscando ir à falência.
Tendo isso em mente, todo bom empreendedor precisa fazer um acompanhamento minucioso da área financeira periodicamente, a fim de identificar gastos desnecessários.
Dessa forma, é possível criar um plano de redução de custos e tornar seu comércio mais lucrativo!
Não sabe por onde começar? Então esta é a matéria perfeita para você!
Veja os principais assuntos que abordaremos na lista abaixo:
• A importância da redução de custos para pequenos negócios
• Identifique os gastos
• Reduza as despesas
• Compre estrategicamente
• Ferramentas para gastar menos
• Comerciante: o Assaí é o lugar para abastecer economizando mais!
Quer saber mais sobre os tópicos? Então leia a matéria completa.
Se você gostar do conteúdo, compartilhe com outras pessoas.
A importância da redução de custos para pequenos negócios
Fazer uma redução de custos é uma prática saudável para qualquer tipo de negócio!
Muitas vezes, os comércios ficam estagnados, pois eles estão sendo impactados por gastos dispensáveis que passam despercebidos.
Portanto, economizar é muito vantajoso tanto para microempreendimentos quanto para multinacionais, possibilitando os seguintes benefícios:
• Crescimento sustentável do negócio
• Previsibilidade nas entradas e saídas de dinheiro
• Comércio mais competitivo no mercado
• Utilização eficiente dos recursos, tendo capital disponível para melhorias
Essas são somente algumas vantagens, mas há várias outras que afetam os negócios positivamente!
Com isso em mente, vamos ao passo a passo para iniciar a redução de custos na sua empresa. Continue lendo a matéria para aprender.
Identifique os gastos
O primeiro passo para começar a economizar é responder à pergunta: “para onde vai o dinheiro do negócio?”
Em outras palavras, quais são os gastos e despesas?
Saber o que foi comprado, ou pago, e qual é o valor, é a melhor maneira de fazer a identificação de possíveis desperdícios.
Para isso, separe os gastos das despesas.
Sim, eles são diferentes! Caso você não sabia ou precisava relembrar, confira a seguir:
• GASTOS são valores gastos com os produtos, como aquisição, matéria-prima, etc.
• DESPESAS são os valores usados para a manutenção do negócio, como contas básicas, aluguel, embalagens, entrega, etc.
Todas essas informações precisam estar em uma planilha ou outra ferramenta de controle financeiro para facilitar o processo de análise.
Inclua também taxas bancárias, além das taxas de tributação da empresa.
Por falar em tributação, verifique com um contador se o negócio faz parte do regime tributário correto, além de conhecer opções de incentivos fiscais para reduzir esses valores.
Reduza as despesas
É muito comum que esse relatório financeiro indique problemas internos, como fornecedores muito caros, uso exagerado de água, luz e outros recursos da empresa.
Com esses e outros gargalos identificados, você estará pronto para começar a cortar e reduzir gastos!
No caso de energia, água e materiais descartáveis, ofereça um treinamento de conscientização para os funcionários. Assim, eles poderão estar engajados no mesmo propósito de economizar, além de ajudar o meio ambiente.
Para as taxas bancárias, estude outras opções para entender se esse é o melhor banco para seu negócio ou se é possível trocar por outro com taxas menores ou até gratuitas, dependendo da instituição financeira.
Tem fornecedores de produtos? Então reveja os contratos e entregas para garantir que a parceria está sendo satisfatória para ambas as partes.
Se o valor ultrapassar o estipulado no seu planejamento, tente negociar valores mais flexíveis ou até mesmo substituir por outro provedor mais barato e de qualidade.
Por falar em entregas, confira se todos os funcionários têm executado suas responsabilidades como devem, garantindo que eles tenham acesso a formas de crescer e desenvolver.
Reter talentos fará você economizar, evitando os gastos de uma nova contratação.
Considere a possibilidade de mudar o modelo de trabalho para home office para cargos que não exigem a presença no comércio, pois, assim, o negócio estará economizando não só em luz e água como, também, em transporte!
Ter cargos terceirizados pode oferecer um custo-benefício mais vantajoso do que um funcionário fixo.
Leia também: Como monitorar as finanças do seu negócio no ramo de alimentação.
Para manter o controle das saídas e ter certeza de que estará economizando, crie um teto de gastos.
Ele nada mais é do que um valor limite, que pode ser dividido conforme setores ou como você achar mais eficiente!
Compre estrategicamente
Para enxugar os gastos a partir de agora, qualquer compra feita para o seu negócio precisa ser estratégica!
Sendo assim, nada de comprar impulsivamente.
Entenda se aquele item dará retorno, verificando se há demanda do cliente por itens parecidos.
Lembre-se também de que, às vezes, nem sempre o que é bom é barato.
Afinal, sua qualidade pode ser inferior e afetar negativamente nas vendas e na opinião do público. Portanto, pesquise alternativas para escolher o melhor custo-benefício.
Comprar no Assaí Atacadista, por exemplo, é uma ótima solução para comerciantes e lojistas que querem variedade de produtos, com excelentes marcas e preços acessíveis.
Leia a matéria 3 benefícios de comprar no atacado para abastecer seu negócio e descubra mais sobre as vantagens de comprar no Assaí!
Ferramentas para gastar menos
Que tal otimizar o seu trabalho e o dos seus funcionários?
Conforme mencionamos em um dos tópicos, existem várias ferramentas práticas que simplificarão o acompanhamento desses dados financeiros.
Não conhece nenhum? Aqui vão alguns exemplos:
Ferramentas de gestão financeira com planos gratuitos
Ferramentas pagas para o controle financeiro
Se nenhum atender às suas necessidades, busque outras opções!
Esperamos que essas dicas sejam o suficiente para tornar você mais capacitado para economizar e fazer seu comércio prosperar.
Com dinheiro sobrando, você estará preparado para enfrentar imprevistos sem dívidas.
Quer entender como? Então recomendamos a leitura da matéria abaixo:
Como criar um fundo de reserva para o seu negócio alimentício.
Comerciante: o Assaí é o lugar para abastecer economizando mais!
No Assaí, todo dia é dia de reduzir despesas e economizar.
Comprove na prática visitando a loja do Assaí Atacadista mais próxima de você.
Descubra o endereço e algumas das facilidades da loja acessando assai.com.br/nossas-lojas.
Deseja ver mais dicas focadas em quem possui ou deseja ter um negócio?
Então clique aqui e surpreenda-se com as matérias da Área do Empreendedor.
Obrigado por ler até aqui! Até a próxima matéria do Assaí.