Compartilhe

Como temperar chocolate

Segredos e dicas para temperar chocolate

Quem trabalha com chocolate sabe o quão difícil pode ser manuseá-lo para que ele fique brilhante, crocante e com uma textura que derrete na boca. E, para conseguir esse efeito, é preciso saber temperar o chocolate corretamente.

A temperagem é basicamente um choque térmico que o chocolate leva para que ele cristalize corretamente depois de manuseado.
Para ajudá-lo nessa tarefa culinária, o Blog Assaí e a Nestlé se juntaram para explicar dois métodos de temperagem e dar algumas dicas que vão facilitar o processo.

Temperagem em Banho-maria Invertido

Para temperar o chocolate em banho-maria invertido, rale ou pique o chocolate. Em seguida, coloque em uma tigela ou panela bem limpa. Em outra panela, leve água ao fogo. Antes de ferver, desligue. Coloque a tigela com o chocolate sobre a água quente e mexa bem para o chocolate começar a derreter.

Quando tiver poucos pedaços, retire a tigela da água e continue mexendo até todo o chocolate estiver derretido. Mude o chocolate de tigela e coloque em banho-maria invertido (com água em temperatura ambiente). Mexa bem para baixar a temperatura. Para saber se esfriou, coloque um pouco de chocolate em seu lábio: se sentir que ele está frio, já está bom.

Temperagem no Mármore ou Granito

Após derreter o chocolate em banho-maria, leve, aproximadamente, ⅔ dele para uma superfície de mármore ou granito (certifique-se de que a pedra esteja limpa e bem seca). Com uma espátula de plástico ou metal, espalhe o chocolate na pedra em uma camada fina. Em seguida, junte o chocolate, usando a espátula, da borda para o centro. Repita o processo algumas vezes e faça o teste do chocolate no lábio.

Por fim, se o chocolate na pedra já estiver frio, junte-o com o restante na tigela e misture bem. Depois, é só manusear o chocolate como desejar.

Dicas

  • Para mexer com chocolate, escolha um dia em que você tenha tempo e que esteja com bastante paciência, pois essa tarefa requer muito trabalho.
  • Reserve pelo menos uma prateleira de sua geladeira para colocar os chocolates para endurecer. Evite colocar os chocolates perto de temperos e afins, pois eles são extremamente sensíveis a odores e pegam gosto de outros alimentos com facilidade.
  • Se você acabar errando na temperatura e o chocolate ficar mais frio do que o ideal, basta reiniciar o processo. Agora, se você acabar errando e a temperatura for muito alta, não tem como consertar, mas você pode reaproveitar esse chocolate em mousses, cremes e sorvetes.

Gostou desta matéria? Então compartilhe-a! E, para mais dicas exclusivas, acesse o Blog Assaí.

Você também pode
gostar de:

familia feliz com mulher negra homem branco e bebe com trajes de natal e uma arvore de natal no fundo - Assaí Atacadista - final de ano

Final de ano: 6 dicas mágicas para ter um mês tranquilo

Prepare-se para as festas e ganhe mais energia para curtir o final de ano sem dor de cabeça!

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!