Projeto aumenta venda de vinhos brasileiros em bares e restaurantes
31/07/2015 - 13h
Parceria entre Sebrae e Ibravin tem o objetivo de promover o consumo da bebida no mercado interno
Uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) irá promover a informação e a qualificação como ferramentas para valorização do vinho brasileiro, a fim de aumentar em 15%, nos próximos dois anos, a venda do produto nos restaurantes e bares do país. O projeto, que conta com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), irá sensibilizar e capacitar mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar.
A maior exposição dos vinhos brasileiros irá beneficiar principalmente os pequenos produtores do setor, que representam cerca de 90% dos vinicultores, ressalta o gerente de Agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada. “Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, explica.
O projeto contempla ainda a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, com o estímulo à melhoria dos processos produtivos por meio da ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva, obtendo mais adesões e, com isso, melhorando a qualidade do produto. Além disso, também está prevista a realização de 12 circuitos brasileiros de degustação de vinhos, contando com a participação das pequenas vinícolas junto aos consumidores e compradores do trade vinícola.
O convênio prevê qualificar diretamente cerca de 3 mil pessoas do segmento de alimentação fora do lar, em 16 estados. Também instrumentalizará as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias