Compartilhe

Perguntas e respostas para produzir e vender chocolates

Hora de tirar suas dúvidas sobre o chocolate na hora de produzir ou preparar receitas para vender

Estamos na época dos chocolates! Com a chegada da Páscoa, muitos empreendedores individuais e autônomos procuram fazer uma renda extra e preparar o cardápio para as encomendas que vão chegando. Tem também produção em família e receitas caseiras para deixar a Páscoa ainda melhor e mais divertida!

No entanto, nem todo mundo sabe como manusear o chocolate corretamente. Ainda, sempre existe aquela dúvida pontual de como fazer o melhor preparo para deixar o produto pronto e com a melhor qualidade.

Pensando nisso, o Blog Assaí separou uma série de perguntas e respostas mais comuns para ajudá-lo(a) a elaborar suas receitas com chocolate e finalizar os pedidos na sua produção artesanal para fazer sucesso na venda de ovos de chocolates, bombons, barras recheadas e muito mais. Confira e atualize-se sobre o assunto com a gente!

 

1 - O que é temperagem?

A temperagem do chocolate é um processo para deixar o chocolate mais bonito, brilhante e saboroso. Nesse processo, ele é derretido e resfriado até que todos os cristais da manteiga de cacau derretam por igual e a massa de chocolate fique menos densa, mais trabalhada e diferenciada. O resultado é um chocolate leve, que derrete na boca, de sabor aveludado.

 

2 - Qual é o melhor jeito de derreter o chocolate?

Para derreter o chocolate da forma correta e ter uma massa de qualidade, você pode fazê-lo a 45°C-50°C em banho-maria ou no micro-ondas. Feito isso, despeje 70% do chocolate sobre uma superfície de mármore ou uma bancada culinária e trabalhe a massa até que ela chegue a 26°C. Quando atingir a temperatura (26°C), devolva o chocolate para o bowl e misture com os 30% que não foram trabalhados.

 

3 - Qual é a diferença entre chocolate fracionado e nobre?

Segundo regras da Anvisa, o chocolate é um produto que resulta da mistura de derivados de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau.

Nesse caso, os chocolates fracionados possuem menos do que 25% de massa de cacau na composição e podem ter adicionadas outras gorduras, o que os tornam “menos nobres” e com sabor menos próximo do chocolate nobre, que tem grande porcentagem de cacau.

 

4 - Qual é a diferença entre chocolate diet e light?

Em regra, os produtos lights apresentam teor reduzido ou diminuição de algum ingrediente em sua composição, que pode ser açúcar, sódio, gorduras, etc.

Já os produtos diet têm restrição de um ingrediente, seja de açúcar, gordura, sal, glúten, etc. Nesse caso, os chocolates diet são, em sua maioria, sem açúcar, indicados especialmente para pessoas com diabetes ou restrição de açúcar na dieta.

 

5 - É preciso temperar o chocolate para fazer ovos de Páscoa?

É sim! Se você estiver usando um chocolate de boa qualidade, a partir do momento em que ele for derretido a mais de 27°C, a temperagem deve ser feita. Isso serve para deixar a casca do ovo de Páscoa mais brilhante, a quebra mais suave e o sabor na boca mais acentuado e agradável ao paladar.

 

6 - Como preparar o chocolate branco?

O chocolate branco de boa qualidade contém apenas a manteiga de cacau que vem do fruto. De resto, ele é produzido com bastante leite, açúcar e emulsificantes. A temperagem do chocolate branco deve ser feita com a mesma técnica do chocolate com cacau, derretido entre 45°C e 50°C, mas resfriado até os 27ºC.

 

7 - Posso colocar os chocolates na geladeira?

Pode, mas não é o melhor lugar caso você queira vendê-los ou manter a qualidade! O ideal é que os chocolates prontos fiquem em um ambiente com sombra e fresco ou refrigerado entre 18°C e 21°C, no máximo. Ovos de chocolate, bombons e produtos com banho de chocolate seguem a mesma regra.

 

8 - Posso congelar o chocolate para vender?

Sim. Você pode congelar os chocolates prontos no freezer (frost-free, para não entrar em contato com água) e muito bem embalados em sacos herméticos ou cobertos com papel-chumbo – e também congelar chocolate derretido após a temperagem para trabalhar depois (mas o ideal é congelar já pronto). O tempo médio de validade do chocolate congelado é de 6 meses. Depois disso, ele começa a perder o sabor e o aroma, mas há casos em que o produto pronto pode durar até um ano.

 

Dúvidas respondidas? Essas foram algumas dicas essenciais para quem trabalha com chocolates ou quer fazer alguma receita em casa nesta Páscoa e aproveitar ao máximo a produção em casa.

Aproveite que, nesta Páscoa, o Assaí Atacadista está com promoções especiais de chocolates, barras, bombons, itens de confeitaria e ofertas especiais em todos os setores para deixar as suas compras ainda mais em conta.

Qualidade, economia e variedade com muitas delícias esperando por você. Assaí e você, juntos na Páscoa! Confira as promoções em nosso site e venha pulando para cá!

 

Você também pode
gostar de:

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

mulher branca surpresa com várias opções de compra - Black Friday 2024 - Assaí Atacadista

Black Friday 2024: como decidir o que comprar?

Saiba como aproveitar a Black Friday 2024 com mais consciência com as dicas do Assaí Atacadista!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!