Compartilhe

Os melhores alimentos para a saúde da pele

Conheça os benefícios de alguns alimentos que ajudam na saúde da pele e do corpo

Como anda a saúde da sua pele? Saiba que é importante cuidar dela não somente por fora, com protetor solar, cremes hidratantes e cosméticos, mas, também, por dentro, com uma boa alimentação!

Existem alguns alimentos que favorecem muito a qualidade da pele, com nutrientes e antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e a melhorar tanto a aparência quanto a sua estrutura, dando mais resistência, brilho e vitalidade.

Conheça os principais deles e já coloque-os na sua lista de compras para garantir a saúde da sua pele por meio de ingredientes e sabores deliciosos!

 

Batata-doce

Rica em vitamina C e betacaroteno, a batata-doce age como antioxidante e combate radicais livres, minimizando o risco de inflamações e flacidez na pele. Ela também funciona como estimulante da pigmentação ao tomar sol, assim como a cenoura, e ajuda a manter a pele hidratada, firme e mais saudável.

 

Nozes e castanhas

As castanhas dos mais variados tipos e as nozes possuem zinco e podem contribuir para a produção de colágeno, que deixa a pele mais firme. Além disso, são fonte de fibras e ajudam a regular a flora intestinal, o que evita inchaço no corpo e melhora o funcionamento do organismo como um todo. 

Porém, tratam-se de alimentos da categoria das oleaginosas e não devem ser consumidos em excesso – caso contrário, podem deixar a pele muito oleosa e facilitar o surgimento de acne.

 

Soja

A soja e seus derivados são ótimas fontes de ômega-3, vitaminas do complexo B, C, A e E e minerais como o magnésio e o potássio. Esse tipo de alimento ajuda a manter a pele menos ressecada, mais macia e forte e é ótimo para reduzir rugas finas e dar mais elasticidade à pele – superindicado para mulheres na menopausa ou mais maduras.

 

Chá verde

O chá verde é um excelente agente antienvelhecimento da pele, rico em antioxidantes e flavonoides, que combatem radicais livres e previnem o surgimento de rugas. Os orientais têm muito costume de ingerir chá verde no dia a dia e são conhecidos por manter a saúde da pele por muitas gerações.

 

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas agem no combate ao envelhecimento da pele e estimulam a produção de colágeno, que a deixa mais saudável e firme. Além disso, são antioxidantes, atuam contra inflamações e ajudam a “afinar” o sangue.

Entre as principais variedades de frutas cítricas, estão a laranja, o abacaxi, o limão, a acerola, a tangerina, o kiwi, o maracujá, a nectarina, entre outras.

 

Beterraba

É importante que a beterraba seja consumida crua, pois, nesse estado, costuma ser rica em ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas. Além disso, possui vitaminas A e C, betalaínas, carotenoides e compostos fenólicos e flavonoides – tudo o que ajuda a manter a pele mais forte e rejuvenescida.

 

Melancia

Sabemos que hidratação é tudo e, para a pele, é essencial. Por isso, a melancia é uma ótima opção para essa função, além de possuir diversas vitaminas e licopeno, que protege o tecido da ação foto-oxidativa e previne o desgaste ou o envelhecimento por exposição à luz.

 

Peixes

Os peixes de água fria são ricos em ômega-3, uma gordura capaz de proteger a pele dos danos solares e prevenir não só o envelhecimento precoce como, também, o câncer de pele e manchas.

Entre as principais opções de peixes com ômega-3 para a pele, estão: anchova, sardinha, corvina e cavala, além do salmão com pele, que também é rico em antioxidantes, proteínas, vitamina B, potássio e selênio.

 

Existem outros alimentos que não citamos, mas que também contribuem para a boa saúde da pele no dia a dia, como o mamão, o cacau, as sementes de abóbora, a couve, o abacate, a couve-flor, a aveia, o gengibre e as frutas vermelhas, que, em geral, também deixam a pele mais renovada e previnem problemas comuns de flacidez, ressecamento e envelhecimento precoce.

São várias as opções as quais você pode aderir e incorporar no cardápio para variar tanto em sabor como também em receitas, mas sempre com o intuito de deixar a sua pele saudável e protegida, de dentro para fora.

Gostou das dicas? Esperamos que esta matéria tenha o(a) ajudado a tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as propriedades dos alimentos que ajudam a deixar a cútis melhor.

Siga o Assaí Atacadista nas redes sociais para mais dicas e fique de olho em nosso Blog para mais novidades!

 

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!