Compartilhe

Novembro Azul ressalta a importância do tema para a saúde dos homens

O câncer de próstata é a doença que mais mata homens acima dos 50 anos e é o destaque da campanha Novembro Azul

No Outubro Rosa, destacamos a importância da alimentação saudável para prevenir o câncer de mama nas mulheres. Neste mês, o Novembro Azul chega para ressaltar a importância da conscientização masculina nos cuidados com a saúde.

No centro da campanha Novembro Azul, está o câncer de próstata, uma doença maligna letal mais prevalente nos homens acima dos 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade, por causa das neoplasias. Existe uma estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora.

E não para por aí. O Novembro Azul também vem com um desafio muito grande: desmistificar os exames preventivos e mostrar aos homens como eles são importantes. O estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

Como se cuidar? 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens de todas as idades. E é naqueles que não se cuidam e se previnem que a campanha do Novembro Azul está de olho.

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata. Pesquisas sugerem uma combinação de fatores: hormonais; genéticos; alguns hábitos alimentares; e condições ambientais são alguns dos fatores de risco que ajudam no desenvolvimento da doença.

Por isso, o ideal é ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, baixa gordura animal, chá verde, vitaminas A e D, selênio (presente na castanha-do-pará) e tomate (fonte de licopeno). Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, evitar o consumo de álcool e não fumar também é recomendado.

Tem cura?

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura. Além da idade média de aparecimento, outro fator para aumentar ainda mais o cuidado é o histórico familiar de câncer. O indicado, segundo o INCA, é iniciar o acompanhamento preventivo a partir dos 40 anos de idade. Como o câncer de próstata é uma doença silenciosa, a realização dos exames nessa faixa etária chega a diminuir cerca de 21% a mortalidade.

A representatividade do Novembro Azul

Além de todo o contexto sobre o tema, grandes instituições e símbolos por todo o país participam da campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, pontos turísticos oficiais, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, apresentam uma iluminação azul, em referência à campanha.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!